Economia

Crédito tem maior crescimento desde 2012 e ajuda no consumo das famílias

Entre janeiro e setembro, concessão de crédito livre para as pessoas físicas avançou quase 11%

Por G1 13/11/2019 09h09
Crédito tem maior crescimento desde 2012 e ajuda no consumo das famílias
Apenas 16% das pessoas pagam o cartão de crédito em dia - Foto: Pixabay

O crédito concedido a pessoas físicas no Brasil alcançou o maior ritmo de crescimento em sete anos. Em um cenário de fragilidade da atividade econômica e do mercado de trabalho, o aumento da tomada de empréstimos tem representado algum estímulo para o consumo das famílias.

Neste ano, em termos reais (quando se desconta a inflação), a concessão de crédito livre para a pessoa física subiu cerca de 11% entre janeiro e setembro. O levantamento foi feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) com base nos dados do Banco Central. É o melhor resultado para o período desde 2012 - os dados de crédito só começaram ser computados pelo BC em março de 2011.

"Há muito tempo o crédito não tinha uma expansão tão significativa. Essa maior concessão tem força para ajudar a economia brasileira no curto prazo", afirma economista da CNC Fabio Bentes.

A forte alta na concessão de crédito é explicada por uma recuperação depois de anos de recessão e baixo crescimento econômico. Nos períodos recessivos, as famílias pararam de tomar empréstimos. Em volume, o crédito já alcançou R$ 1,59 bilhão nos primeiros nove meses do ano, também o melhor desempenho desde 2012.

Além do aumento na concessão, a composição da tomada de recursos na carteira do brasileiro está melhor. Linhas consideradas de melhor qualidade – como crédito pessoal, aquisição de veículos e cartão de crédito à vista – têm aumentando a sua fatia no crédito total do país.

"O cenário econômico parou de piorar. O país não vive mais uma recessão, e as famílias aos poucos voltam a tomar crédito", afirma o economista da consultoria 4E Bruno Lavieri.