Trânsito

Detran acredita que suspensão do DPVAT vai trazer impactos negativos em AL

Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória na segunda-feira (11)

Por 7Segundos 14/11/2019 13h01
Detran acredita que suspensão do DPVAT vai trazer impactos negativos em AL
Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que extingue o DPVAT na segunda-feira (11) - Foto: Reprodução

A suspensão do seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) pode trazer impactos negativos para Alagoas, de acordo com o chefe de Segurança no Trânsito do Detran AL, Renan Silva.

O presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que extingue o DPVAT na segunda-feira (11).

Renan Silva explicou que o seguro obrigatório é uma ferramenta para compensar as externalidades negativas no uso de transportes motorizados, ou seja, os danos como poluição, congestionamento, acidentes e etc.

“O seguro compensa minimamente os impactos gerados por andar de carro ou moto, destinando recursos para vítimas de acidentes, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Denatran”, disse.

Para Renan Silva, o Governo Federal está abrindo mão de uma acerradação que compensa o impacto gerado e a suspensão pode acarretar em um rombo na saúde pública.

“A pessoa pode ter o melhor plano de saúde de Alagoas, mas, quando sofrer uma lesão grave, vai parar no Hospital Geral do Estado (HGE) ou no Hospital de Emergência de Arapiraca porque só eles são especializados nisso. Além das consequências sociais, existem as econômicas”, explicou.

O chefe de Segurança no Trânsito acredita que a saída é aprimorar o sistema para diminuir a probabilidade de erros e fraudes. “As fraudes existem e precisam ser combatidas, mas não são justificava para acabar com o seguro, se não teriam que acabar com 99% das atividades, por exemplo, o Bolsa família e tudo que pode ser fraudado”.

“Afeta todo mundo que convive em espaço público, todo mundo é impactado. Se uma pessoa sofre um acidente e precisa arcar com os remédios, ela vai ser ressarcida com cerca de R$ 2.700 ou uma família que perde uma pessoa tem direito uma indenização de R$ 13 mil”, apontou.