Maceió

Marx aciona Ministério e Agência em busca de transparência sobre fim da mineração em Maceió

Para o deputado federal Marx Beltrão, o comunicado da empresa é importante, mas ainda falta transparência

Por Assessoria 15/11/2019 11h11
Marx aciona Ministério e Agência em busca de transparência sobre fim da mineração em Maceió
Deputado Federal Marx Beltrão - Foto: Reprodução/Internet

A Braskem informou que vai fechar os postos de mineração de sal em Maceió. A decisão, anunciada de surpresa pela empresa, acabou por corroborar a tese de que a atividade mineradora é a responsável pelo afundamento do solo dos bairros do Pinheiro, do Bebedouro e do Mutange. A companhia ainda anunciou a criação de uma área de resguardo em torno de 15 poços com a realocação de pessoas e desocupação de imóveis, além do monitoramento contínuo das áreas vizinhas.

Para o deputado federal Marx Beltrão, relator da Comissão Externa da Câmara que investiga o problema, o comunicado da empresa é importante, mas ainda falta transparência nas ações a serem adotadas pela Braskem. Por isso, nesta sexta-feira (15) o parlamentar disse que vai solicitar oficialmente à Agência Nacional de Mineração (ANM) e também ao Ministério de Minas e Energia (MME), mediante protocolo de Requerimento de Informações, mais dados sobre o fechamento dos poços da empresa. 

“Ainda há muitas questões em aberto e que precisam de respostas. Como ficam as demais áreas dos bairros do Mutange, do Bebedouro e do Pinheiro? Ainda serão habitáveis? E a indenização dos moradores? Como fica o prejuízo de milhares de famílias? Como será feita a esta remoção? E porque somente cerca de 400 imóveis? Quais estudos finais feitos na Alemanha? Quais providências a Agência e o Ministério tomarão? Precisamos deixar claras todas estas informações” afirmou Marx Beltrão.

No comunicado oficial, a Braskem informa ainda que “irá disponibilizar os recursos necessários e todo o planejamento para a execução destas ações será feito em conjunto com a Defesa Civil e demais autoridades. Todas as medidas e ações são baseadas nos estudos que o Instituto de Geomecânica de Leipzig (IFG), da Alemanha, referência internacional em geomecânica de poços de sal, vem fazendo a partir dos dados dos sonares executados nos poços de extração de sal”.