Educação

Centros de Educação Infantil participam da Semana do Bebê

Ações como palestras, contação de histórias e exposição serão realizadas

Por Ascom Semed 18/11/2019 11h11
Centros de Educação Infantil participam da Semana do Bebê
Alunos da rede municipal participaram da contação de histórias na biblioteca volante - Foto: Nathaly Correia/Ascom Semed)

A participação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na V Semana do Bebê, que terá início no dia 24 de novembro, reunirá diversas atividades ligadas à primeira infância. Ações como palestras, contação de histórias, pinturas, exposição de fotos e artes, alimentação saudável, oficinas, apresentação musical e roda de conversas serão realizadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).

A Semana do Bebê é uma realização da Prefeitura de Maceió em parceria da Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e tem como objetivo assegurar ações de atenção a crianças de até seis anos. O evento promove discussões voltadas para o aleitamento materno, mortalidade infantil e gravidez na adolescência na perspectiva de garantir a sobrevivência e o desenvolvimento integral da criança.

Este ano, a campanha traz o tema “Alimentação Saudável na Infância: benefícios para toda vida”. São parceiros nas ações várias secretarias que desenvolverão ao longo de sete dias, atividades ligadas a sua pasta, a exemplo da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência Social e demais órgãos municipais.

A coordenadora de Educação Infantil da Semed, Angelina Araújo, ressaltou que os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que estão localizados em regiões prioritárias, terão papel fundamental nas ações durante a Semana do Bebê. “A Educação preparou uma vasta programação que reúne as principais necessidades das crianças nos primeiros anos de vida. Nos faremos presentes com ações de promoção, prevenção e educação. Os primeiros anos de vida são determinantes para o desenvolvimento das crianças e a nossa intenção é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados nessa fase”, frisou Angelina.

Programação dos Centros Municipais de Educação Infantil durante a Semana do Bebê:

CMEI PROFESSORA MARIA IVONE SANTOS DE OLIVEIRA

Abertura com apresentação musical com banda Afro Brasileira. Palestra sobre cuidados da Primeira Dentição. Circuito com crianças e pais.

CMEI DR. ANTÔNIO MÁRIO MAFRA

Brincadeiras. Contação de Histórias Exibição de Vídeo/Musica Palestra com Gestantes Exposição de Fotos e objetos dos bebês. Palestra com um agente da Saúde.

ESCOLA MUNICIPAL DR. DENISSON MENEZES

Contação de história com a professora Jailda/Elen, com o publico alvo voltado para crianças do referido equipamento.

CMEI ELZA LIRA

Conversa Dirigida sobre a Semana do Bebê e sua finalidade para pais ou responsáveis e musicalização com o grupo bambolear.

CMEI PROFº RANILSON FRANÇA DE SOUZA

Contação de Histórias – A cesta da Dona Maricota. Degustação de salada de frutas com as Merendeiras. Corrida de saco, brincadeira da maçã, tiro ao alvo no cesto.

CMEI AGENOR FERNANDES PONTES

Abertura das atividades da V semana do Bebê, com apresentação musical, confecção de mural, atividades com pintura e palestra sobre higiene pessoal e cuidados com o corpo aberto ao público.

CMEI ANA CAROLINA

Abertura das atividades da V Semana do Bebê na praça, palestra com nutricionista sobre alimentação saudável, apresentação da história “O Rato” e lanche coletivo no Cmei, aberto ao público.

CMEI PRESIDENTE FRANCISCO DE PAULA

Apresentação cultural Banda Fanfarra do Colégio Fantástico; Pintando o sete: pintura facial e pintura com diversos suportes; e pintura dos solários.

CMEI SÃO SEBASTIÃO

Roda de conversa- a importância do consumo de alimentos sólidos durante os primeiros anos de vida e Piquenique divertido: Saboreando as frutas.

CMEI LEDA COLLOR DE MELLO

Realização de piquenique com as crianças atendidas pelo Cmei.

CMEI PROFª MARIA DE FÁTIMA MELO DOS SANTOS

Contação de história dramatizada “Sopa Supimpa” e oficinas de receitas práticas saudáveis.

CMEI MESTRA VIRGÍNIA MORAES DA SILVA

Roda de conversa com o tema “Conhecendo seus direitos e dos bebês”

CMEI BRENO AGRA

Dia da beleza com corte de cabelo, sobrancelha, limpeza de pele para mãe e responsáveis; palestra sobre higiene bucal; e oficina de artes voltadas para as crianças.

CMEI SUZANA PALMEIRA

Abertura com apresentação musical das crianças para comunidade em geral.

CMEI FULVIA MARIA DE BARROS MOTTE ROSEMBERG

Abertura na Praça do Cmei com apresentação do vídeo: memórias da nossa infância, e atividade sobre A importância da primeira infância para o desenvolvimento da criança.

CMEI JOSÉ MADLTTON VITOR DA SILVA

Abertura com café da manhã e orientações com nutricionistas.

CMEI MARIA LIEGE TAVARES DE ALBUQUERQUE

Oficina de reaproveitamento dos alimentos, preparação e degustação com pais e responsáveis das crianças.

CMEI BENEVIDES EPAMINONDAS DA SILVA

Palestra sobre cuidados básicos na primeira infância, aberto ao público.

CMEI PRESIDENTE FRANCISCO DE PAULA RODRIGUES ALVES

Apresentação cultural, pintura facial e pintura dos solários.

CMEI TOBIAS GRANJA

Abertura com apresentação teatral “O rato”

CMEI PROFESSORA MARIA SALETE DA SILVA

Abertura cultural e pintura nos muros e solários.

CMEI PROFESSORA MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA

Abertura – diálogo “o bem que a atividade física nós faz” para pais e responsáveis.