Economia

Comércio de Alagoas deve ser aquecido por antecipação do 13° de servidores

Saque imediato do FGTS também vai impactar economia, segundo Fecomércio

Por 7segundos 20/11/2019 07h07
Comércio de Alagoas deve ser aquecido por antecipação do 13° de servidores
Centro de Maceió - Foto: Assessoria

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) previu que o pagamento do 13º salário deve injetar R$ 214,6 bilhões na economia brasileira até dezembro deste ano.

Por lei, a primeira parcela deve ser depositada até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. Porém, em Alagoas, o governador Renan Filho já anunciou que o pagamento do 13° salário dos servidores do Governo do Estado será antecipado.

De acordo com o assessor econômico da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Fellipe Rocha, a antecipação deve aquecer comércio no estado.  

Fellipe Rocha explicou que antigamente o pagamento era feito dois dias antes do Natal, o que deixava os consumidores com prazo apertado para fazer compras.

“Desmotivava a ida dos consumidores aos locais de compra. Agora, o pagamento antecipado faz com que eles planejem melhor a ida e acabem comprando e consumindo mais porque têm mais tempo”, disse.

Ele também afirmou a perspectiva é positiva para o fim do ano. “Além do 13° salário, há o saque imediato do FGTS, que aumentou de R$ 500 para até um salário mínimo. Isso potencializa os gastos dos consumidores”, explicou.

De acordo com o assessor econômico, o impacto do saque imediato já pôde ser visto no Dia das Crianças em Alagoas.

“O saque imediato impactou em um crescimento de 9% nas vendas em relação ao ano de 2018”, disse.