Justiça

?Justiça Itinerante oficializa união de 67 casais no sistema penitenciário

Casamento Coletivo foi realizado em parceria com Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social

Por Dicom TJ/AL 20/11/2019 08h08
?Justiça Itinerante oficializa união de 67 casais no sistema penitenciário
Cerimônia foi conduzida pelo magistrado André Gêda - Foto: Joenne Mesquita (Seris)

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), por meio do Programa Justiça Itinerante, oficializou o casamento de 67 reeducandos. A cerimônia foi realizada no Centro Ecumênico do Presídio Baldomero Cavalvanti de Oliveira, em parceria com a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). 

O coordenador da Justiça Itinerante, juiz André Gêda, conduziu a cerimônia e destacou que a iniciativa é um importante passo para a ressocialização. “A família é o esteio da sociedade. Com o casamento, todos vocês selam um compromisso. Não adianta assinar o papel e não acompanhar a caminhada do outro. O amor deve prevalecer. Além disso, por lei, cada indivíduo deve prestar assistência ao cônjuge após o casamento”, disse.

Na oportunidade, também foi celebrada a união de um casal homoafetivo. Os casais também foram abençoados pelos líderes religiosos que atuam no sistema prisional, foi servido um bolo para os noivos e familiares, que totalizaram 200 convidados.

Para o coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, reforçar os vínculos familiares fortalece o processo de ressocialização. “O casamento impacta positivamente na vida dos reeducandos, já que propicia estabilidade ao estreitar o vínculo com a família. Isso vai proporcionar um futuro digno a todos eles após o cumprimento das penas. Além disso, com a formalização do matrimônio, regularizamos, ainda, a situação dos visitantes, bem como a entrada destes nas unidades prisionais”, afirmou.