Política

Câmara celebra Dia Mundial da Criança com menores assistidos pelo Unicef

Eles participaram da sessão ordinária do dia e puderam relatar sobre a necessidade de proteção à infância

Por Assessoria 21/11/2019 17h05
Câmara celebra Dia Mundial da Criança com menores assistidos pelo Unicef
Câmara celebra Dia Mundial da Criança com menores assistidos pelo Unicef - Foto: Assessoria

Um grupo de 16 crianças da rede municipal de ensino e da Casa Abrigo de Maceió, assistidas pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) em Alagoas, participou da sessão ordinária desta quinta-feira (21) da Câmara Municipal de Maceió em alusão ao Dia Mundial da Criança que, no mundo todo, é celebrado no dia 20, mas em Alagoas a data é comemorada dois dias depois por conta  do Dia da Consciência Negra (20). A deputada estadual Jó Pereira (MDB) também este presente à sessão.

Antes do Legislativo, os meninos e meninas estiveram na sede da Prefeitura de Maceió, onde conheceram o dia a dia do prefeito da capital, Rui Palmeira (PSDB). Nesse dia, eles vivenciam a atividade política e funções públicas como Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, entre outras entidades e instituições.

O estudante Gustavo Nascimento (15 anos), da Casa Abrigo, tomou posse como prefeito mirim, condição em que participou da sessão da Câmara de Maceió.

"Mais uma vez abrimos a Câmara para as crianças e o Unicef que faz um trabalho magnífico em todo mundo, e aqui em Alagoas não é diferente, ajudando menores menos favorecidos. Temos muita satisfação em receber todos vocês", declarou o presidente da Casa, vereador Kelmann Vieira (PSDB).

Um dos momentos que mais emocionaram os presentes foi a fala da estudante de escola pública e referenciada pelo CRAS do Santos Dumont, Roberta Karllyny (14 anos).

"Quando eu tinha cinco anos, fui vítima de racismo. Eu tive depressão por isso, chorei muito, mas estou aqui. Eu quero dizer a todas as crianças que não desistam do sonho de vocês. Eu quero ser atriz e poder dar uma casa para minha mãe", disse Roberta, emocionada.

A deputada estadual Jó Pereira falou em seguida e disse que a luta das crianças por melhores dias deve ser de toda sociedade. "Nós entendemos, Roberta, a sua tristeza, mas também ressalto a força que demonstra em suas palavras, sobretudo para perseguir o seu sonho de ser atriz e dar uma casa para sua mãe. A proteção e os direitos das crianças deve ser um compromisso diário de toda sociedade", disse a parlamentar.

Na condição de secretário municipal de Turismo de Maceió por um dia, o aluno da escola Luis Pedro I, Jadson Leandro (13 anos) falou sobre a experiência.

"Estou muito feliz de estar aqui como secretário mirim de Turismo, Educação e Lazer. Ano passado fui vice-prefeito, hoje faço teatro com tema do combate ao trabalho infantil e sou do Serviço de Fortalecimento de Vínculo Juvenópolis", disse Jadson.

Representante do Unicef para o Semiárido, Denise Lassen comemorou os números conseguidos pelo Brasil nos últimos 15 anos.

"Para o Unicef, é uma honra muito grande realizar o trabalho com as crianças no Brasil porque nesses 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança, o país reduziu em 60% a mortalidade infantil, quando a média global é de 50%. Além disso, também diminuiu em 20% a evasão escolar. Alagoas segue no mesmo ritmo e tem dado exemplo. Por outro lado, é um desafio em um país tão grande eliminar o número dos homicídios de crianças, cuja estatística é de assombrosas 30 mortes por dia", destacou Denise Lassen.