Política

Vereadores prestigiam solenidade de posse do CONSEG de Maceió

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa

Por Assessoria 22/11/2019 13h01
Vereadores prestigiam solenidade de posse do CONSEG de Maceió
Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (22) - Foto: Assessoria

Na manhã desta sexta-feira (22), o presidente da Câmara Municipal da Capital, Kelmann Vieira (PSDB), e mais três vereadores, juntamente com o prefeito Rui Palmeira (PSDB), prestigiaram a solenidade de posse do Conselho Comunitário Municipal de Segurança de Maceió.

Além do presidente, os parlamentares presentes foram Siderlane Mendonça (PEN), empossado como membro do CONSEG, representando a Câmara Municipal; Chico Filho (PP) empossado como suplente da Associação Comercial de Maceió; e Samyr Malta (PTC).

O Conselho Comunitário de Segurança é formado por grupos de pessoas de uma comunidade que se reúnem para discutir, analisar e acompanhar as soluções dos problemas relacionados à segurança pública, sendo assim uma entidade de apoio às polícias estadual e federal. O CONSEG tem como objetivo integrar a comunidade com as autoridades policiais, visando a melhoria da qualidade de vida da população, e são formados por seis grandes órgãos e entidades que facilitem o seu trabalho, como as polícias, a comunidade, as autoridades cívicas eleitas, empresários, instituições e a mídia.

De acordo com o presidente Kelmann Vieira, ele e os demais parlamentares da Câmara Municipal de Maceió trabalharam para que fosse aprovada em caráter de urgência e de forma unânime a criação do CONSEG. Além disso, ressaltou a satisfação de Alagoas ser o primeiro estado a ter todos os municípios com Conselhos de Segurança instalados.

“Sou oriundo da segurança pública e conheço de perto o problema da segurança pública, por isso na Câmara, fizemos questão de aprovar em caráter de urgência a criação do Conselho aqui da capital, porque acreditamos que é fundamental a aproximação da comunidade com as autoridades policiais. A segurança do nosso município só tende a evoluir”, declarou.

Segundo o procurador geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, Maceió era a capital mais violenta do país e ver esse avanço na segurança pública com a criação do conselho é uma forma de superar obstáculos e entregar para a população o que ela tanto precisa.

O prefeito Rui Palmeira parabenizou os conselheiros empossados e disse ter certeza de que o CONSEG vai mudar o cenário da segurança pública do estado. Para o vereador Siderlane Mendonça essa conquista é um momento novo para Maceió e um mecanismo de apoio para encontrar meios e soluções para deixar a população da capital mais segura.