Viral

Likes no Instagram caem quase 30% após fim de curtidas

Estudo da plataforma de monitoramento de redes sociais HypeAuditor avaliou impacto de ocultar as curtidas nas postagens do Instagram

Por Terra 22/11/2019 16h04
Likes no Instagram caem quase 30% após fim de curtidas
Visitante tira foto de logo do Instagram em feira em Paris - Foto: 07/02/2018 REUTERS/Charles Platiau

O número de curtidas em publicações de perfis brasileiros no Instagram caiu em até 29,63% desde abril deste ano, quando a rede social anunciou que “esconderia” o contador de likes dos posts. A informação é de um levantamento da plataforma de monitoramento de redes sociais HypeAuditor, que analisou dados de contas com até um milhão de seguidores, e foi divulgada pelo site SocialMedia Today.

A ocultação das curtidas em publicações do Instagram ainda está em fase de testes em pelo menos sete países: Austrália, Brasil, Canadá, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia. Apesar de ser um período de avaliação, dados levantados pela HypeAuditor mostram que, desde a implementação da medida em abril deste ano, o número de curtidas caiu em até 29,63%.

A análise da pesquisa levou em consideração contas de todos os países afetados pela medida e os segmentou em quatro grupos definidos por números de seguidores: entre 1 e 5 mil; 5 mil e 20 mil; 20 mil e 100 mil; e acima de 100 mil. Na grande maioria dos casos, o número de curtidas diminuiu.

O único resultado diferente ocorreu no segmento de contas com 1 a 5 mil seguidores. Os perfis japoneses dentro desse grupo tiveram uma alta de 6,38% de curtidas desde abril deste ano. A Irlanda, nessa mesma amostra, apresentou uma estagnação no total de likes, sem variação positiva ou negativa.