Polícia

Sindpol quer que imagens de policiais investigados não sejam divulgadas

Categoria pede que eles não sejam custodiados ao lado de presos comuns

Por 7Segundos, com assessoria 25/11/2019 10h10
Sindpol quer que imagens de policiais investigados não sejam divulgadas
Reunião entre Sindpol e Comissão de Segurança Pública da OAB Alagoas - Foto: Assessoria

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) pediu que a Comissão de Segurança Pública da OAB Alagoas intervenha na divulgação de imagens de policiais civis investigados.

Para a diretoria do Sindpol, quando a investigação está na fase de inquérito, cujo o policial ainda será julgado e poderá provar sua inocência, divulgar a imagem tem um efeito negativo, pois o policial será julgado e condenado pela mídia. “Quando esse mesmo policial for inocentado, quem vai repor o dano à imagem”.

A Comissão de Segurança também recebeu uma solicitação para intervir para que a Secretária de Segurança Pública proíba autoridades policiais de publicar ou repassar imagens de policiais civis que estejam sendo investigados ou com processo em andamento de investigação.

Outro pleito solicitado à Comissão foi a criação de uma Casa de Custódia que abrigue apenas policiais civis em fase de investigação. De acordo com a categoria, os policias civis são custodiados ao lado de presos comuns. “Um absurdo essa situação”, disse o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário.

Reunião 

Na quinta-feira (21), a Comissão de Segurança Pública da Ordem da OAB visitou a sede do Sindpol para conhecer a entidade e coloca-se à disposição da categoria.

Para a diretoria do Sindpol, a Comissão pode ser mais um elo de interlocução entre a Secretaria de Segurança Pública, ao Conselho de Segurança e até junto ao governo do Estado.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, agradeceu a visita da Comissão e parabenizou o presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, pela criação da representação, destacando que havia percebido a ampla atuação da Comissão de Direitos Humanos da OAB. “Sentíamos a necessidade da criação de uma Comissão voltada para a segurança pública”, completa.

Ricardo Nazário afirmou que irá sempre manter contato com a Comissão, buscando avançar em reivindicações pautada pela Polícia Civil.