Justiça

Dias Toffoli destaca avanços e desafios do Judiciário durante evento em Maceió

Ministro discursou na abertura do XIII Encontro Nacional do Judiciário, que segue nesta terça (26) na capital

Por Dicom TJ/AL 26/11/2019 08h08
Dias Toffoli destaca avanços e desafios do Judiciário durante evento em Maceió
Dias Toffoli ressaltou que é preciso trabalhar continuamente para diminuir acervo processual - Foto: Itawi Albuquerque

Em Maceió para participar do XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, destacou os avanços da Justiça brasileira. Segundo ele, pela primeira vez houve diminuição no número de processos pendentes.

"Isso mostra o quão ativo é o juiz brasileiro", ressaltou Toffoli, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com o relatório Justiça em Números, divulgado em agosto deste ano, o estoque de processos pendentes ao final de 2018, em todos os órgãos do Judiciário, foi de 78.691.031 ações, o que representa queda de 1,2% em relação a 2017.

"Estamos decidindo mais, em menos tempo, e avançando em termos de eficiência", reforçou o ministro.

Segundo Toffoli, houve aumento na produtividade em todas as instâncias. O ministro destacou ainda os desafios que devem ser enfrentados pela Justiça em todo o país. "É preciso trabalhar continuamente para reduzir o acervo, a taxa de congestionamento e a carga de trabalho de juízes e servidores".

O XIII Encontro Nacional do Judiciário foi aberto na noite desta segunda (25) e segue na terça (26) no Centro de Convenções, em Maceió. Durante o evento, os presidentes dos 91 tribunais brasileiros, sob a coordenação do CNJ, aprovarão as metas nacionais e específicas do Judiciário para 2020 e os macrodesafios do Poder Judiciário 2021-2026.