Geral

Semana do Bebê: evento discute direitos da Primeira Infância

Objetivo do evento é discutir políticas de atenção ao público infantil

Por Secom Maceió 26/11/2019 11h11
Semana do Bebê: evento discute direitos da Primeira Infância
Semana do Bebê discute as políticas públicas na primeira infância - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A V Semana do Bebê, realizada pela Prefeitura de Maceió, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), segue com atividades diárias. Nesta terça-feira (26), a programação conta com o “II Diálogo Temático Intersetorial sobre Promoção da Primeira Infância”, realizado no auditório do Senac, no bairro Poço. O objetivo do evento é discutir políticas de atenção ao público infantil, além de avaliar os resultados alcançados pela gestão municipal nesta área.

A chefe de gabinete da Prefeitura, Andréa Houly, ressaltou a importância do diálogo temático. “Estamos fazendo todo o monitoramento do II Diálogo da Primeira Infância, vendo o que avançou e o que precisa melhorar nas áreas de assistência social, saúde e educação”, pontuou.

Para a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, para se construir uma sociedade com adultos saudáveis e que possam viver com qualidade, é necessário dar atenção à criança desde o nascimento.

“A Primeira Infância é a fase onde toda criança inicia o desenvolvimento, principalmente, o cerebral e, por isso, é muito importante essa atenção”, destacou.

De acordo com a especialista em Saúde e HIV do Unicef, Jane Santos, a Semana do Bebê pauta a sociedade em relação aos direitos da Primeira Infância e discute a responsabilização coletiva dessas garantias.

“Discutimos aqui ações que precisam ser construídas em conjunto com agentes públicos, privados e a sociedade civil organizada. Além disso, é um momento para o Município refletir sobre as políticas que estão sendo implementadas. Aí precisamos discutir quais as grandes lacunas que precisam ser trabalhadas, principalmente, as políticas que possuem impacto nas crianças e adolescentes mais vulneráveis”, enfatizou.

V Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que acontece em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Tem como objetivo fortalecer as ações realizadas no Município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos.