Trânsito

Governo de Alagoas inicia obra de implantação e pavimentação do acesso de Pindoba

Com investimento de R$ 18,5 milhões, o trecho de onze quilômetros de extensão integrará o município à malha viária alagoana pela primeira vez

Por Assessoria 26/11/2019 21h09
Governo de Alagoas inicia obra de implantação e pavimentação do acesso de Pindoba
Governo de Alagoas inicia obra de implantação e pavimentação do acesso de Pindoba - Foto: Ascom Setrand

O Governo do Estado deu início às obras de implantação, drenagem e pavimentação asfáltica do acesso à cidade de Pindoba, rodovia AL-445, entroncamento com a AL-110, em Viçosa, localizada na região do Vale do Paraíba.

O trecho de 11 quilômetros costuma ser um desafio diário para população, que leva cerca de trinta minutos para chegar ou sair da cidade – ou mais, em períodos de chuva -, uma vez que todo o trajeto é feito em estrada de barro.

A obra de implantação e pavimentação asfáltica do acesso de Pindoba, realizada pelo programa Pró-Estrada, vai reduzir em aproximadamente 20 minutos o tempo de deslocamento no trecho que liga a cidade a Viçosa, oferecendo mais mobilidade aos cerca de 3 mil pindobenses. Além disso, o acesso contará com os serviços de implantação das sinalizações horizontal e vertical, assegurando à população mais segurança viária em todo o percurso.

De acordo com o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, o acesso de Pindoba representa um marco na história da malha viária alagoana e do Nordeste.

“Dos 102 municípios alagoanos, faltavam apenas dois terem seus acessos implantados, pavimentados e integrados à malha viária estadual, o de Belo Monte, que já está na etapa final, com conclusão estimada para mais ou menos 90 dias, e o de Pindoba. A implantação do acesso de Pindoba significa que agora Alagoas tem a totalidade de seus municípios com acessos implantados. Esse é um grande marco para Alagoas que, na região Nordeste, é o único estado a ter 100% de seus acessos asfaltados, ampliando de forma significante as possibilidades de desenvolvimento econômico e social de Alagoas”, salientou.

A obra está sendo executada pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), conta com um investimento na ordem de R$ 18,5 milhões, oriundos do governo estadual, e deverá ser entregue ainda no primeiro semestre de 2020.

"Esse é um momento de satisfação muito grande para nós que fazemos parte do Governo de Alagoas. Há muitos anos o acesso de Pindoba era reivindicado. E não é à toa que Alagoas hoje lidera o ranking de melhores rodovias do Brasil, de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte. A proposta do Pró-Estrada é levar dignidade, qualidade de vida e segurança aos alagoanos por meio de obras de infraestrutura viária", concluiu Mosart Amaral.