Segurança

Raízes do PCC em AL foram criadas ao longo dos anos

Operação desencadeada mostrou como o grupo estava agindo no Estado

Por 7Segundos 28/11/2019 16h04
Raízes do PCC em AL foram criadas ao longo dos anos
Bilhetes do PCC orientavam atuação em Alagoas - Foto: Agência Reuters

A operação “Operação Flash Back” desencadeada nesta quarta-feira (27) mostrou como agia o Primeiro Comando da Capital (PCC) em Alagoas. Dados apresentados apontam que 40 cidades do Estado possuem membros da facção, que ao longo dos anos foi firmando suas raízes na região.

Um dos episódios foi registrado em julho do ano passado quando o jornal O Globo trouxe uma reportagem sobre a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) em diversos estados, entre eles Alagoas.

O comando nacional pedia que os membros se infiltrassem nas favelas e comunidades onde o Comando Vermelho (CV) possui domínio do tráfico de drogas.

No livro "A Guerra -- A Ascensão do PCC e o Mundo do Crime no Brasil" e traz o diagnóstico da maior facção criminosa do país, com cerca de 30 mil membros.

De acordo com a pesquisa, Alagoas está na lista dos cinco estados onde a facção tem alta atuação. O que significa que o crime é controlado, em sua maioria pelo PCC.

Em julho deste ano, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que a maioria das mortes no Estado se origina nas disputas entre membros do PCC e CV.