Geral

Marx quer que Braskem acelere processo de negociação e indenização de moradores

CPRM confirmou que empresa é a responsável pelo fenômeno geológico

Por Assessoria 29/11/2019 13h01
Marx quer que Braskem acelere processo de negociação e indenização de moradores
O coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, deputado federal Marx Beltrão (PSD) - Foto: Assessoria

Após tomar conhecimento de que a Braskem deve abrir na próxima semana as negociações sobre as remoções e indenizações de parte dos moradores do bairro do Mutange, o deputado federal Marx Beltrão disse nesta sexta-feira (29) que “este processo de negociação e indenização dos moradores precisa avançar com mais celeridade. O laudo da CPRM confirmou que a mineração é a responsável pelas rachaduras nos bairros do Pinheiro, do Bebedouro, do Bom Parto e do Mutange. Não há mais o que esperar, principalmente para quem já deixou sua casa ou para quem está na angústia de perder sua moradia”, cobrou Beltrão.

Marx afirmou ainda que “esta espera é angustiante e o melhor caminho seria o da negociação e indenização imediatas. A chamada ajuda humanitária de R$ 1 mil é um paliativo, não uma solução. Todos, sem exceção, precisam ser indenizados. O caso dos moradores do Pinheiro já desalojados é ainda mais traumático. E o pior é que as informações não são socializadas. Vamos cobrar esta transparência e esta rapidez nas indenizações, mais uma vez, na Comissão da Câmara que investiga o caso e da qual sou relator” afirmou o parlamentar.

“Já afirmei que o fato de a Braskem ser uma grande empregadora e contribuir com o pagamento de muitos impostos em Alagoas não exime esta empresa de suas responsabilidades. A população está muito mais aflita. O inicio das negociações com parcela dos moradores do Mutange é importante, e é uma vitória na luta por justiça à população dos bairros afetados pelas rachaduras provocadas pela atividade de mineração da Braskem. Mas ainda ficam várias perguntas: queremos saber qual será a medida e a reparação ofertada aos demais moradores de bairros como o próprio Mutange, o Pinheiro, o Bom Parto e o Bebedouro”, reiterou o parlamentar.