Geral

Candidatos ao Conselho Tutelar vão entrar na Justiça para anulação do pleito

Eles alegam que urnas estavam sem lacre e irregularidades na contagem

Por 7Segundos 29/11/2019 07h07
Candidatos ao Conselho Tutelar vão entrar na Justiça para anulação do pleito
Candidatos querem anulação da eleição para Conselheiro Tutelar em Maceió - Foto: Secom Maceió

Após mais de um mês da eleição para conselheiro tutelar em Maceió, os ex-candidatos continuam tentando anular o pleito por denúncias de fraude, boca de urna e compras de votos.

Cerca de 30 ex-candidatos chegaram a entrar com pedido de anulação da eleição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Agora, eles vão levar o pedido para Justiça.

Segundo o represente dos ex-candidatos, que não prefere não se identificar, as provas apresentadas ao CMDC serão levadas em conta no novo processo.

“Tentaram até fazer uma recontagem nos votos, mas foi brecado. A criança e o adolescente não tem prioridade nenhuma. A população é quem mais perde com isso”, disse.

De acordo com o primeiro documento, as urnas estavam abertas durante o pleito, o que levou à fraude com a inclusão de votos indevidos. Também é apontado que o números de votantes não coincidiu com o de pessoas que assinaram o caderno de votação.

Dentre as irregularidades, o pedido de anulação cita a ausência de cabine, violando o voto sigiloso; eleitores que votaram e os nomes não constam no caderno de votação, e que as cédulas foram pegas por várias pessoas, e estão circulando na cidade e na internet.

Novas imagens que mostram as irregularidades também serão anexadas ao novo processo