Infraestrutura

Obras da Ecovia Norte seguem aceleradas e avançam em Maceió

Alguns trechos já foram asfaltados, mas ainda não foram liberados para o tráfego

Por Secom Maceió 29/11/2019 08h08
Obras da Ecovia Norte seguem aceleradas e avançam em Maceió
Um importante trecho da obra já concluído é o que liga a Ecovia ao Aterro Sanitário - Foto: Ascom Seminfra

A construção da Ecovia Norte avança a cada dia, em Maceió, desde que foi retomada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), no início do mês de setembro. Quem passa pelo local pode perceber a evolução da obra, que superou etapas de execução de terraplanagem, base, drenagem e implantação de asfalto em diversos trechos.

Já é possível ver asfalto em parte da via, do trecho que vai da rotatória do Conjunto Caetés até o início do Conjunto José Aprígio Vilela. Em breve começa a sinalização do local. “Com o que foi feito até o momento, já houve melhoria no tráfego para o transporte público na região”, disse o secretário de Infraestrutura, Mac Lira.

Os ônibus já saem do terminal do Benedito Bentes e chegam até residenciais como Parque dos Caetés, Morada do Planalto e José Aprígio Vilela por vias pavimentadas, graças ao bom andamento das obras.

No sentido oposto, subindo da AL 101 Norte, os trabalhos estão em fase de terraplanagem e em, aproximadamente, 10 dias começa a etapa de construção da base da via, concreto asfáltico, meio fio e drenagem, finalizando com a sinalização.

A pavimentação da via, com meio fio, ciclovia, passeio público, baias para parada de ônibus, canteiro central e sinalização torna a obra uma das maiores do Programa Nova Maceió, lançado em agosto deste ano.

“O trabalho para construir a Ecovia é bastante complexo, tem várias áreas que precisam ser aterradas, mas o ritmo está dentro do que foi planejado”, informou Mac Lira, titular da pasta de Infraestrutura.

O valor de investimento da obra é de cerca de R$ 22 milhões, para construir 6 km de via, em dois sentidos. No dia 1º de novembro, o Prefeito Rui Palmeira acompanhou o primeiro trecho de asfalto na Ecovia, compreendendo 1 km de pavimentação, com liberação para tráfego.

Quando ficar totalmente concluída, a Ecovia Norte se tornará uma importante via de ligação entre o Benedito Bentes e bairros circunvizinhos até o litoral norte de Maceió, pelo bairro de Guaxuma.

“A Ecovia norte é uma obra fundamental para melhorar a mobilidade urbana de Maceió. Será um marco na gestão do Prefeito Rui Palmeira e, com certeza, irá refletir na melhoria do tráfego na capital e redução no tempo do percurso até o Centro de Maceió e litoral norte”, explicou o secretário de Infraestrutura de Maceió, Mac Lira.

Nova Maceió

Pelo Programa Nova Maceió, a Prefeitura pretende investir mais de R$ 400 milhões para levar pavimentação e infraestrutura a mais de 400 ruas da capital.