Saúde

Hospital Helvio Auto oferece testes de HIV abertos ao público

Como ação do Dezembro Vermelho, HEHA realiza também ações educativas e orientações pré e pós-testes

Por Agência Alagoas 02/12/2019 10h10
Hospital Helvio Auto oferece testes de HIV abertos ao público
Os testes rápidos fazem parte de um conjunto de ações em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de luta contra o HIV/AIDS - Foto: Ana Paula Tenório

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), localizado no Trapiche da Barra, em Maceió, irá oferecer testes abertos à população para detectar o vírus HIV, além de ações educativas e orientações pré e pós-testes. A iniciativa, que faz parte das ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra a AIDS, acontecerá na próxima sexta-feira (06), das 8h às 14h.

A equipe do Hospital Helvio Auto montará um stand para distribuir laços vermelhos da solidariedade e preservativos (masculinos e femininos) a usuários e servidores, além de prestação de informações, distribuição de panfletos educativos e orientações sobre uso correto do preservativo e maneiras de evitar o contágio.

Enquanto o público aguarda a realização dos exames, a equipe multidisciplinar do HEHA abordará temas gerais ligados às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em minipalestras de sala de espera.

De janeiro a novembro de 2019 foram registrados 339 novos casos de HIV/AIDS somente no Hospital Escola Dr. Helvio Auto, dentre eles, 330 adultos e 9 crianças. Os novos casos são identificados, atendidos e encaminhados para tratamento ambulatorial ou internação. Além do tratamento ambulatorial, no HEHA é realizada a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) para quem teve contato direto com o vírus ou passou por alguma situação de risco.

Como participar?

Para realizar os testes, o cidadão deve trazer um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. A equipe do HEHA está preparada para fazer as orientações pré e pós-testes e efetuar o procedimento. Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 30 minutos.

Atualmente, 2.483 pacientes provenientes de todo o estado de Alagoas com HIV/AIDS são acompanhados ambulatorialmente pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto.