Saúde

Dezembro Laranja: Saiba como evitar o câncer de pele, o tumor que mais atinge brasileiros

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção deste câncer

Por Cliom Maceió 02/12/2019 16h04
Dezembro Laranja: Saiba como evitar o câncer de pele, o tumor que mais atinge brasileiros
Dezembro Laranja - Foto: Reprodução

O câncer de pele é o tumor mais frequente do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ele corresponde a cerca de 30% dos casos de todos os tumores malignos registrados no país. Neste mês, a campanha Dezembro Laranja tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção deste câncer, que atinge, na maioria dos casos, pessoas acima dos 40 anos, como explica a dermatologista do Hospital Cliom, Cláudia Assunção.

“Devido a radiação muito forte, pessoas mais novas estão sendo acometidas. No entanto, a maioria dos casos abrange pessoas  com mais de 40 anos. Os casos mais raros são em crianças e negros”, explica a especialista do Cliom. Além da idade, os fatores de risco da doença são pele clara, ser albino, ter vitiligo, histórico familiar ou individual, pessoas que usam imunossupressores, que trabalham expostas ao sol e que utilizam câmara de bronzeamento.

Existem dois tipos de câncer de pele. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, que estão na categoria “não-melanoma”. Já o melanoma é o tipo mais raro e letal de câncer de pele, como destacou a dermatologista.

Como identificar o câncer?

Assim como os demais tipos de tumor, o câncer de pele possui mais chances de cura no início, quando os sintomas são percebidos com mais dificuldade. São eles: feridas que não cicatrizam, que descamam, sangram, lesões que coçam, sinais que mudam de tamanho, cor e forma. Segundo a Dra. Cláudia, ao apresentar algum desses sintomas, o paciente deve se consultar com um dermatologista de forma imediata.

“Para se prevenir do câncer de pele, quanto mais formas de prevenção, melhor. Pode ser protetor solar em creme, óculos de sol, chapéu, roupas com proteção UVA e UVB, andar na sombra... vale tudo para se proteger e evitar a exposição, principalmente, entre as 10h e 16h”, ressaltou.