Geral

Aedes aegypti: ação de prevenção vai recolher pneus em Maceió

Ação acontecerá nesta quinta (05) e sexta-feira (06)

Por Secom Maceió 03/12/2019 10h10
Aedes aegypti: ação de prevenção vai recolher pneus em Maceió
Coleta de pneus será nesta quinta (5) e sexta (6) em Maceió - Foto: Secom Maceió

Com o objetivo de combater à proliferação do Aedes aegypti e diminuir a incidência de doenças causadas pelo mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza uma ação de coleta de pneus nesta quinta (05) e sexta-feira (06), das 7h às 14h, em vários bairros de Maceió.

A campanha visa a coleta mecânica de pneus para impedir a procriação do mosquito transmissor de dengue, Zika e chikungunya, além de desenvolver a consciência ecológica sobre a administração e destinação ambientalmente adequada de pneus inservíveis aos responsáveis de borracharias e clientes.

No primeiro dia de ação, quinta-feira (05), os bairros da parte alta da cidade serão contemplados. No total,  serão atendidas 79 borracharias e locais de descartes dos bairros Santa Lúcia, Barro Duro, Benedito Bentes, São Jorge, Serraria, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária, Clima Bom e Santos Dumont. O ponto de encontro será o posto de combustível ao lado da SMTT, no Tabuleiro do Martins.

No segundo dia, sexta-feira (06), o ponto de encontro será o estacionamento da Sesau, Jaraguá, e 98 locais serão atendidos pela ação no Trapiche, Prado, Centro, Poço, Ponta da Terra, Ponta Grossa, Jaraguá, Levada, Bebedouro e Petrópolis. Três caminhões farão o recolhimento dos pneus.

“A coleta será desenvolvida com a colaboração dos supervisores de campo e agentes de combate às endemias dos oito Distritos Sanitários de Maceió”,  explica Carmen Samico,  gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos.

A ação será realizada em parceria com a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Semarh) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).