Infraestrutura

Prefeitura transforma área de descarte irregular em praça sustentável

Praça Rosa Mística está localizada no bairro da Jatiúca

Por Secom Maceió 03/12/2019 09h09
Prefeitura transforma área de descarte irregular em praça sustentável
Prefeito Rui Palmeira inaugura Praça Rosa Mística, na Jatiúca - Foto: Átila Vieira / Secom Maceió

Na noite dessa segunda-feira (02), mais um espaço público revitalizado foi entregue à população pelo prefeito Rui Palmeira. Antes usado como ponto de descarte irregular de resíduos na Rua José Lourenço de Albuquerque, no bairro Jatiúca, a área se tornou a Praça Rosa Mística, obra realizada dentro das ações do Programa Nova Maceió, maior pacote de obras da Prefeitura de Maceió.

A construção foi executada com recursos próprios e contou com um investimento de R$ 250 mil. Para o prefeito Rui Palmeira, o espaço vai garantir uma nova opção de lazer para os moradores da região.

“Mais uma comunidade que recebe um espaço de lazer revitalizado. Um belíssimo equipamento de convivência, de lazer e para a prática de esportes, dessa vez na parte baixa, numa região que é muito adensada, com muitos prédios, onde faltava uma área de lazer como esta. Hoje os moradores se fizeram presentes para receber um espaço com parquinho sustentável, iluminação em LED e quadra de futevôlei de areia”, disse Rui Palmeira.

“Uma alegria estar aqui com os moradores. Com certeza vai ser um espaço em que a população vai aproveitar ao máximo. O espaço ficou muito bom, iluminado, e bem estruturado”, completou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

Além da Jatiúca, novos espaços públicos estão sendo construídos em todas as regiões da cidade.

“Vamos inaugurar mais um campo sintético no Jacintinho, além de mais um espaço revitalizado no Benedito Bentes. Tudo isso para melhorar a qualidade de vida dos maceioenses”, disse Gustavo Torres Acioli, gestor da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), pasta responsável pela obra.

Para a administradora Ana Paula Azevedo, a praça trouxe um grande benefício para a região. “A localidade estava precisando de um lugar assim, pois são muitos condomínios com muitas crianças que agora conseguem vir pra cá e ter um momento de lazer, e de confraternização para as famílias”, disse a moradora.

“Para o povo católico é uma alegria muito grande saber que em um país laico, ainda observamos o quanto a igreja católica tem força. Agradecemos o afeto que a Prefeitura e a Câmara de Vereadores tiveram com o nosso bairro”, disse o padre Antonio Marcos.

No local, também foram instaladas lâmpadas de LED. “Elas servem para dar mais conforto e segurança para os usuários do espaço de lazer e aos fiéis da Igreja de Nossa Senhora de Rosa Mística”, disse o superintendente de Iluminação Pública, Tácio Melo.

Nova Maceió

A obra atendeu a um pedido feito pelo então vereador, Dudu Ronalsa, hoje, deputado estadual. “Muitos não acreditavam que essa praça seria construída e hoje ela está aqui, valorizando a comunidade. Agradeço ao prefeito Rui Palmeira e ao secretário Gustavo Torres”, afirmou.

A construção da Praça Rosa Mística faz parte do Programa Nova Maceió, que foi lançado em agosto. Os recursos são do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco do Brasil, Codevasf, Governo Federal e contrapartida da Prefeitura de Maceió.

O objetivo do Programa Nova Maceió é pavimentar mais de 400 ruas e recapear mais de 400 mil metros quadrados de vias, dotadas de redes de drenagem de águas pluviais e redes coletoras de esgoto.