Justiça

Militares cobram do Judiciário análise de recurso contra despromoções

Nesta terça (03), a categoria realizou um ato unificado em frente ao TJ

Por 7Segundos 03/12/2019 13h01
Militares cobram do Judiciário análise de recurso contra despromoções
Polícia Militar de Alagoas - Foto: Assessoria

Os praças da Polícia Militar realizaram, na manhã desta terça-feira (03), uma manifestação em frente a sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), no Centro de Maceió, para cobrar a revisão do processo que resultou em despromoções da categoria. Eles pedem que o agravo seja colocado em pauta para apreciação do Pleno.

A manifestação aconteceu por volta das 10h e foi organizada pela Associação dos Praças (Aspra). De acordo com o presidente da Aspra, sargento Wagner Simas, a promoção fez com que muitos colegas de farda obtivessem financiamentos de imóveis e de veículos.

Com a despromoção e a consequente redução dos salários, diversos militares não estão conseguindo pagar as parcelas, o  que estaria agravando quadros de depressão em alguns militares.

"Diante de tudo isso, tudo o que o presidente do TJ diz para a gente é: 'lamento'. Não era essa a resposta que esperávamos dele", afirmou, em entrevista a uma emissora de rádio, se referindo ao desembargador Tutmés Airan.

Despromoções

As despromoções foram oficializadas pelo Comando da Polícia Militar de Alagoas em agosto deste ano, após determinação do Poder Judiciário que avaliou 1,2 mil processos de promoções militares.

À época, o desembargador acatou argumentos da Procuradoria Geral do Estado (PGE) de que promoções conquistadas por via judicial estavam descontrolando as contas públicas e desorganizando as regras da Polícia Militar.