Infraestrutura

Nova Maceió leva esporte e lazer à Grota do Moreira, no Jacintinho

Serviços foram executados com recursos municipais

Por Redação, com assessoria 04/12/2019 09h09
Nova Maceió leva esporte e lazer à Grota do Moreira, no Jacintinho
Prefeito Rui Palmeira em momento de descontração com a crianças da Grota do Moreira - Foto: Átila Vieira/Secom Maceió

Os moradores da Grota do Moreira, no bairro Jacintinho, têm uma nova opção de lazer e esportes. Seguindo as ações do programa Nova Maceió, a Prefeitura estruturou na comunidade um espaço com nova iluminação, campo de grama sintética, academia e parque infantil produzidos com material sustentável. Executados com recursos municipais, cerca de R$ 120 mil, os serviços foram entregues na terça-feira (03) à noite pelo prefeito Rui Palmeira.

Acompanhado dos moradores da região, o gestor municipal destacou as melhorias levadas pela Prefeitura ao bairro e enfatizou os benefícios gerados a partir da intervenção. “Esta é mais uma importante ação do Nova Maceió que beneficia a comunidade não somente pela infraestrutura, mas sobretudo por promover a inclusão social, valorizar o esporte e ofertar opções de lazer. Temos aqui um projeto social de futebol e agora, sem dúvidas, vai ser fortalecido para abranger mais crianças e adolescentes. Uma área antes desocupada e que agora servirá a todos os moradores”, disse Rui Palmeira.

O prefeito lembrou que o campo com grama sintética da Grota do Moreira é o terceiro entregue em bairros de Maceió. “Entregamos o primeiro lá no Benedito Bentes, o segundo no Mirante do Jacintinho, que foi revitalizado e ganhou nova estrutura há pouco mais de uma semana, e agora esta comunidade é beneficiada. Estamos levando melhorias com a mesma qualidade de serviços em todas as regiões, seja parte alta ou baixa”, acrescentou o gestor ao entregar também materiais esportivos ao lado do secretário-adjunto de Esportes, Diogo Rebêlo.

As melhorias foram reconhecidas também pelo prefeito comunitário do Jacintinho, Mário Farofa. “Este é um equipamento muito importante, resultado de um trabalho especial que a Prefeitura tem feito. Com o novo campo, por exemplo, poderemos tirar as crianças da ociosidade. Ao invés de ficar na rua fazendo coisas erradas, os adolescentes estarão aqui praticando esporte para que amanhã se tornem cidadãos dignos e até grandes atletas. Ações como esta da Grota do Moreira eu descrevo como inclusão social por permitir um trabalho para desenvolver os nossos jovens”, disse a liderança do bairro.

O novo campo gramado é motivo de felicidade para toda a comunidade, em especial para Edvaldo José dos Santos. Morador da Grota do Moreira há 37 anos, ele é conhecido pela população como Esquerdinha e é o idealizador do projeto Construindo Sonhos, que envolve 160 crianças e adolescentes de 04 a 20 anos em aulas de futebol amador.

“O projeto é grande e abrange outros bairros também, como o Eustáquio Gomes. Antes, eu deslocava as crianças daqui para treinar no Ginásio Arivaldo Maia, mas era dividido com comunidades de diversos bairros. Agora, com o nosso campo, poderemos trabalhar exclusivamente as crianças da Grota e fazer um bom trabalho de construção. Este espaço é, sem dúvidas, um local fundamental para este desenvolvimento pensando no bem-estar de todos os participantes”, disse o treinador.

A noite de entrega dos serviços refletiu a nova realidade da região. Antes deserta e sem qualquer atrativo, a área que recebeu o campo, o parque e a academia estava repleta de crianças brincando. Entre elas estava Mickael Brian, de 09 anos, que disse aproveitar o espaço todos os dias. “Quando eu chego da escola venho logo para o parque. Antes a gente não tinha quase nada para fazer, agora podemos brincar e jogar bola. Está muito legal, eu gosto bastante daqui”, contou o menor.

A intervenção da Prefeitura por meio do Nova Maceió também beneficiou a comerciante Mônica Simone da Silva. Moradora da região, ela acompanhou a entrega enquanto trabalhava em sua barraca de batata frita. “A situação hoje é outra. A gente vivia aqui com esgoto a céu aberto, sem estrutura na rua. A comunidade foi sendo beneficiada, ganhou infraestrutura e agora, mais uma vez, é contemplada. Sem dúvidas é uma nova realidade e melhorou até nas vendas, pois vem mais gente para a praça e sempre compra lanche”, comentou.