Geral

Mais de 400 pedestres em AL ficam inválidos permanentes após acidentes

Os números são referentes aos casos de acidentes de trânsito.

Por 7Segundos 04/12/2019 14h02
Mais de 400 pedestres em AL ficam inválidos permanentes após acidentes
Avenida Fernandes Lima - Foto: Marcos Kromos/ 7 Segundos

De janeiro a outubro deste ano, mais de 400 alagoanos foram indenizados por invalidez permanente, após sofrem algum tipo de acidente enquanto circulavam a pé no estado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem referência ao pagamento do Seguro DPVAT.

O seguro obrigatório indenizou no Brasil, 68 mil pessoas e 408 apenas em Alagoas. O número representa 77% do total de pagamentos destinados as vítimas pedestres.

De acordo com a pesquisa, as motocicletas foram responsáveis pela maioria dos acidentes com sequelas definitivas envolvendo pedestres e representam mais da metade dos pagamentos realizados pelo setor. Na sequência, aparecem os automóveis, caminhões, pick-ups, ônibus, micro-ônibus, vans e ciclomotores.

Ainda segundo as estatísticas do Seguro DPVAT, a população jovem do estado é mais atingida, do total de sinistros pagos para pedestres vítimas de invalidez permanente em função de acidente de trânsito, 60% foram para pessoas com idade entre 18 e 34 anos que fazem parte da população economicamente ativa.

Para o superintendente de Operações da Seguradora Líder, Arthur Froes, os números alertam para a importância da conscientização para um trânsito mais seguro. Assim, o especialista chama atenção para os cuidados que devem ser adotados pelos pedestres, mas também ressalta o papel fundamental dos motoristas neste cenário.

“As pessoas que circulam a pé são o segundo tipo de vítima mais atingida por sequelas permanentes após um acidente de trânsito. Esta realidade alerta para a importância da utilização da faixa de pedestre e atenção ao semáforo. Mas, além disso, os condutores de veículos também têm atuação na prevenção destas ocorrências. É essencial que respeitem o limite de velocidade das vias, não estacionem em cima da faixa, nem avancem os sinais. A segurança no trânsito é um dever de todos nós”, explica Arthur Froes.

O especialista ainda reforça a importância do Seguro DPVAT para os pedestres atingidos por automotores. “A indenização do seguro obrigatório representa uma reparação social para todas as vítimas de acidentes de trânsito, inclusive para quem não possui um veículo”, complementa o superintendente.