Polícia

Lei Seca traça planejamento das ações de fim de ano

Equipe da operação se reuniu para articular as fiscalizações do mês de dezembro

Por Assessoria 06/12/2019 11h11
Lei Seca traça planejamento das ações de fim de ano
Lei Seca traça planejamento das ações de fim de ano - Foto: Assessoria

O fim de ano é um momento de festas. Além das datas comemorativas, o período é marcado por confraternizações no trabalho e entre amigos e familiares, o que propicia o aumento do consumo de bebidas alcoólicas. Por isso, a operação Lei Seca, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), promoveu um encontro, nesta quinta-feira (05), na sede da autarquia, para articular as ações educativas e de fiscalização para a temporada.

Participaram da reunião todos os 40 militares da operação. Na oportunidade, eles debateram estratégias de abordagem e fiscalização, bem como discutiram os principais pontos de atuação.

De acordo com o coordenador da operação Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa, a equipe está sendo capacitada para as atividades de fim de ano. "Vamos trabalhar nos horários de confraternizações e de forma volante. Queremos mostrar que a Lei Seca e o Detran não querem prejudicar ninguém, apenas fazer com que os condutores não caiam na besteira de se machucar ou machucar alguém", explica.

Costa ainda ressalta que os números de flagrante por alcoolemia vêm diminuindo, o que mostra que as ações e campanhas educativas promovidas estão tendo resultado. "96% dos condutores já não caem na Lei Seca de forma alguma, então estaremos lá para coibir fortemente aqueles que ainda insistam em beber e dirigir, e também para proteger a família alagoana", afirma.

O diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, acredita que o planejamento é essencial para o sucesso das fiscalizações. "A Lei Seca se articulou para garantir que todos se divirtam com segurança e que ninguém saia prejudicado nesse período de festas e comemorações", afirma.