Capital

Jogado em lixo, bebê prematuro recebe alta após 3 meses em maternidade de Maceió

Recém-nascido encontrado dentro de um saco jogado no lixo em frente a uma casa em Maceió ficou três meses internado

Por FolhaPress 08/12/2019 13h01
Jogado em lixo, bebê prematuro recebe alta após 3 meses em maternidade de Maceió
O bebê foi batizado de davi - Foto: Divulgação

Recebeu alta nessa sexta (6) um recém-nascido encontrado dentro de um saco jogado no lixo em frente a uma casa em Maceió. Ele ficou três meses internado.

Segundo o portal UOL, ele deu entrada na Maternidade Escola Santa Mônica em estado gravíssimo. Na ocasião, os médicos contataram que se tratava de um prematuro extremo, com idade gestacional de 28 semanas e peso de 1,18kg.

Agora, o bebê, que foi batizado pela equipe médica de Davi, está com 3,41 quilos e já se alimenta pela boca, não mais por sonda. A criança está apta a ir para um lar.

A Justiça foi informada da alta médica pela maternidade, uma vez que detém a guarda do bebê.

A juíza Fátima Pirauá vai analisar a situação da criança, nos próximos dias, para decidir se Davi ficará com alguém da família ou se vai para um abrigo, aguardando por adoção.

Mãe se disse arrependida

A mãe foi indiciada por abandono de incapaz e tentativa de homicídio. Com 23 anos, ela tem outros dois filhos. A jovem foi localizada pela polícia no mesmo bairro onde o bebê foi deixado, após denúncias anônimas feitas para o número 181.

Em depoimento, ela disse que achava que o bebê tinha nascido morto e, por isso, o colocou dentro de um saco de lixo. Ela se disse arrependida.

Catadores de material reciclado encontraram o então recém-nascido dentro de um saco de lixo fechado, no bairro Ponta Grossa, por volta das 5h da manhã do dia 4 de outubro. Ao ver que o bebê respirava, os homens o socorreram para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Trapiche da Barra.

Agora, a equipe da maternidade realiza campanha para arrecadar suprimentos, roupas e material de higiene, além de objetos de que o bebê vai precisar quando sair da maternidade.

A lista do material para doação é fórmula láctea Aptamil AR, fraldas de tamanhos M, G e XG, roupas para bebê com mais de 3,5 quilos, produto de higiene, pomada de assadura, bebê conforto e carrinho para passeio.

A equipe médica informou que apesar do quadro estável e liberado para ir para um lar, o bebê precisará de acompanhamento médico por conta do quadro de broncodisplasia que ele adquiriu pela exposição a condições inadequadas após o nascimento e ao uso de ventilação mecânica por mais de dois meses.

Doações podem ser feitas na Maternidade Escola Santa Mônica, localizada na avenida Comendador Leão, S/N, bairro do Poço, em Maceió. Telefone (82) 3315-4444.