Litoral

Praia Acessível: última edição do ano teve esporte, lazer e música

A ação contou com uma série de atividades esportivas e recreativas adaptadas e recebeu, ainda, uma programação cultural e educativa aberta ao público.

Por SECOM MACEIÓ 08/12/2019 10h10
Praia Acessível: última edição do ano teve esporte, lazer e música
Praia acessível acontece na Pajuçara - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A última edição deste ano do projeto Praia Acessível foi realizada na manhã deste sábado (7), na Praça Gerônimo Ciqueira, na orla de Pajuçara, em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro. Coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), a ação contou com uma série de atividades esportivas e recreativas adaptadas e recebeu, ainda, uma programação cultural e educativa aberta ao público.

O Praia Acessível de dezembro foi realizado em parceira com as secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e Saúde (SMS). Durante o evento, a equipe da SMS realizou aferição de pressão arterial e testes glicêmicos com os participantes. A edição ainda contou também com a Corrida Acessível, além do momento do banho de mar assistido, realizado em cadeiras anfíbias adaptadas para pessoas com deficiência.

Um dos pontos alto da ação foi a apresentação da banda Cazuadinha, que animou todos que estavam no local, com um repertório variado com músicas infantis e contemporâneas que não deixou ninguém parado.

Segundo a coordenação do projeto, a última edição do Praia Acessível foi especial e prova a consolidação de uma ação de esporte e lazer inclusiva necessária e importante. O Praia Acessível mostrou, durante o ano de 2019, a importância da oportunidade para todos que queiram praticar o esporte acessível e desfrutar da experiência do banho de mar assistido com as cadeiras anfíbias.

Para Carla da Silva, de 47 anos, participante da ação pela primeira vez, o Praia Acessível é essencial para a classe dos cadeirantes. “Estou participando pela primeira vez e, sem dúvidas, virei mais vezes no ano que vem. Pela primeira vez, sentir a sensação de estar dentro do mar e quero repetir essa experiência mais vezes. Estou renovada”, comemorou.

Durante a manhã, os participantes puderam contar com atividades como aulas de alongamento, dança, vôlei, basquete, futebol e a corrida, realizada nas categorias kids, feminina, masculina e acessível. Além disso, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), responsável pela campanha informativa da Operação Lei Seca, participou do projeto com uma ação educativa para os participantes.

Para o gestor da Semtel, Jair Galvão, 2019 foi um ano de muitas conquistas para o Projeto Praia Acessível. “O projeto retorna em fevereiro de 2020 com o mesmo propósito de promover a inclusão e socialização das pessoas com deficiência por meio do esporte e atividades de lazer. A cada ano, o Praia Acessível se mostra mais sólido e alcança mais maceioenses e turistas, graças ao trabalho da da Prefeitura de Maceió, por meio da Semtel, em parceria com diversas entidades e a iniciativa privada”, destacou o titular da Semtel.

Cadeiras Anfíbias

As atividades do Praia Acessível retornam em fevereiro de 2020. Mas as cadeiras anfíbias continuarão sendo disponibilizadas para maceioenses e turistas, mediante solicitação à Semtel. Para isso, basta o responsável pela retirada do equipamento assinar um termo de compromisso na sede da secretaria, localizada no Rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá. Para mais informações, os interessados devem em contato pelo telefone (82) 991024596.