Infraestrutura

Obras de mobilidade urbana beneficiam cerca de 300 famílias na Grota Antares

Já são mais de 50 comunidades contempladas pelo programa Vida Nova nas Grotas em Maceió

Por Agência Alagoas 09/12/2019 13h01
Obras de mobilidade urbana beneficiam cerca de 300 famílias na Grota Antares
Já são mais de 50 comunidades contempladas pelo programa Vida Nova nas Grotas em Maceió - Foto: Márcio Ferreira

Há cerca de dois anos, moradores da Grota Antares lidavam diariamente com a precariedade em mobilidade urbana, infiltrações e buracos que atrapalhavam seu cotidiano. Com a chegada do Vida Nova nas Grotas, as melhorias mudaram o panorama da comunidade, trazendo benefícios para cerca de 300 famílias residentes no local.

A comunidade foi contemplada com 340 metros de escadarias e mais de 900 metros de corrimão. Além disso, foram realizados mais de 180 metros de canaletas e 180 metros de muros de contenção que garantem mais segurança aos moradores, principalmente em períodos chuvosos.

Para dona Silvania Nascimento, moradora da Grota Antares, o programa foi de grande importância para a garantia do bem-estar e segurança à família. “Quando começava a se formar nuvem de chuva no céu, começava também meu desespero. As chuvas infiltravam e faziam buracos no muro do lado da minha casa e eu ficava preocupada, porque tenho um filho com necessidades especiais. Eu tive que ir morar de aluguel em outro lugar e só pude voltar a morar aqui depois das obras que trouxeram mais segurança”, contou a moradora.

O programa já alcança 53 grotas e irá contemplar até 2022 cerca 300 mil moradores de grota espalhados por toda a capital alagoana. Segundo o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, o objetivo é chegar a todas as grotas de Maceió. “Mais da metade da população das grotas já foi contemplada com o programa. Isso se dá porque começamos com as comunidades mais populosas. Estamos ampliando o programa, que está em uma nova etapa, incluindo parques lineares, que darão mais opções de lazer para os moradores das grotas”, ressaltou o secretário.

O Vida Nova nas Grotas é um programa executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), que leva melhorias de mobilidade urbana às grotas de Maceió, além de promover desenvolvimento e inclusão social nas comunidades com a prestação de serviços, oficinas e palestras. 

O programa é realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), possui reconhecimento internacional e foi um dos vencedores do concurso Gobernarte 2019: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).