Infraestrutura

Renan Filho inaugura Unidade de Internação Provisória da Capital

Prédio estava interditado desde a visita do presidente do STF em 2014

Por 7Segundos 09/12/2019 11h11
Renan Filho inaugura Unidade de Internação Provisória da Capital
Renan Filho (MDB) - Foto: Reprodução

O governador Renan Filho inaugurou a reforma da Unidade de Internação Provisória da Capital no bairro do Tabuleiro dos Martins nesta segunda-feira (09), em Maceió. A secretária de Prevenção a Violência à Violência, Esvalda Bittencourt, esteve presente no evento.

Em 2014, o então presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, havia se referido a estrutura como “masmorra”. O prédio se encontrava interditado até o início das obras.

A nova Unidade de Internação Provisória da Capital tem capacidade para atender até 40 adolescentes em cumprimento de medida provisória, que possui duração de até 45 dias, e antecede a sentença do Juizado da Infância.

Renan Filho explicou que a reinauguração dá continuidade ao projeto de revitalização do Sistema Socioeducativo de Alagoas e lembrou que o estado está há um ano e cinco meses sem fugas, caso único no país.

“Se entrar aqui e sair pior, vai atentar contra a vida de um cidadão. Isso seria um grande falha do Estado. Um cidadão pagar com a própria vida pela ineficiência do Estado. Cada vida reencaminhada, cada vida salva, significa uma Alagoas melhor”, disse o governador.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, que também esteve presente no evento, afirmou que Alagoas está passando por um mudança fundamental.

“As transformações são muito grandes. O Estado está dando passos significados para humanizar o sistema como um todo. É preciso cortar o cordão umbilical do sistema prisional. Um ano sem fugas e não se consegue isso só com segurança; é preciso de políticas se preocupem com transformação”, disse Tutmés Airan.