Alagoas

Crise: Alagoanos abandonam planos de saúde

De janeiro a setembro, setor vem demonstrando queda

Por 7Segundos 09/12/2019 17h05
Crise: Alagoanos abandonam planos de saúde
Aumento dos planos de saúde foram um dos motivos - Foto: Reprodução

Os alagoanos estão tendo que cortar gastos devido aos aumentos em serviços e produtos nos últimos meses, e um setor que está sentindo essa readaptação no orçamento é do de planos de saúde. Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apontam uma queda no número de beneficiários em Alagoas nos últimos meses.

Em outubro do ano passado o estado possuía aproximadamente 377 mil beneficiários, já no mesmo período deste ano número caiu para quase 373 mil pessoas. O mês de julho foi o que representou maior abandono no seguimento, caindo para 370 mil contratos.

No comparativo entre outubro de 2018 e outubro de 2019, o setor registrou um crescimento de beneficiários em planos de assistência médica em 15 Unidades Federativas, sendo Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás os líderes em números absolutos.

No mês de julho a ANS autorizou aumento de até 7,35% na mensalidade dos planos de saúde individuais ou familiares. A decisão valeu para planos que fazem aniversário no período de maio de 2019 a abril de 2020. É o 16º ano seguido em que o reajuste fica acima da inflação do ano anterior. 

No ano passado, o reajuste máximo autorizado pelo governo foi de 10%.