Saúde

UPA do Tabuleiro do Martins será inaugurada no sábado (14)

Governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, realizaram visita técnica e anunciaram a data para iniciar atendimentos

Por Agência Alagoas 09/12/2019 18h06
UPA do Tabuleiro do Martins será inaugurada no sábado (14)
Anúncio foi feito pelo governador Renan Filho nesta segunda-feira (9), durante visita técnica ao equipamento, acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. - Foto: Márcio Ferreira

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins, na Avenida Durval de Góes Monteiro, em Maceió, será inaugurada no próximo sábado (14). O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho nesta segunda-feira (9), durante visita técnica ao equipamento, acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

“Será, sem dúvidas, um equipamento muito importante para a estruturação da saúde alagoana, atendendo o cidadão de maneira eficiente e mais perto da casa dele. Essa é uma UPA do tipo 3, a maior de todas, com capacidade para atender até 350 pessoas por dia”, citou Renan Filho.

Alexandre Ayres recordou que essa será a quarta UPA entregue pelo Governo do Estado em Maceió. Ele revelou, ainda, que outras duas serão construídas na capital, a partir do próximo ano. Uma delas será instalada em Chã da Jaqueira.

“Já entregamos uma UPA no Trapiche, uma no Benedito Bentes, outra no Jacintinho e agora essa do Tabuleiro. E vem mais novidade na saúde em 2020: mais duas UPAs, o Hospital da Criança e o Metropolitano. A saúde tem avançado cada vez mais e chegado mais próxima do cidadão”, declarou Ayres.

Com investimento de R$ 5,1 milhões em recursos próprios do Governo do Estado, a UPA do Tabuleiro vai beneficiar uma população de aproximadamente 243 mil pessoas dos bairros do Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia, Clima Bom, Santos Dumont, Cidade Universitária, Fernão Velho, Village Campestre, Santa Amélia e Forene, além dos municípios próximos, como Rio Largo, Santa Luzia, Pilar e Satuba.

A UPA do tipo 3 é dotada de 19 leitos, sendo 15 de observação e 4 de urgência. Conta com especialidades como pediatria, clínica geral, ortopedia e odontologia. Dentre os serviços ofertados constam: classificação de risco, sala de nebulização, seis consultórios médicos, sala de gesso, laboratório, exames de raios-x e eletrocardiograma. O funcionamento é 24 horas e a Unidade começa a funcionar logo após a inauguração.