Cultura

Mostra Sururu: prefeito certifica vencedores do Edital do Audiovisual

Evento foi realizado no Centro Cultural Arte Pajuçara

Por Secom Maceió 11/12/2019 10h10
Mostra Sururu: prefeito certifica vencedores do Edital do Audiovisual
Abertura da 10ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano - Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

Na abertura da 10° Mostra Sururu de Cinema Alagoano, realizada na noite desta terça-feira (10), 33 projetos contemplados pelo Edital do Audiovisual de Maceió, viabilizado através de uma parceria entre a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), foram certificados. O evento foi realizado no Centro Cultural Arte Pajuçara e a exposição segue até o domingo (15).

Com o edital, o Município disponibilizou R$1 milhão de reais para 20 trabalhos. “A Prefeitura fez um grande investimento no Edital do Audiovisual – Maceió 2019 e nesta terça entregamos os certificados. Outros 5 milhões de reais serão entregues pela Ancine aos demais vencedores, um aporte inédito para o estado de Alagoas. Temos visto que muita coisa boa está saindo da nossa capital e indo para outros estados, levando o nosso nome, o nome dos cineastas daqui e isso é muito bacana”, disse o prefeito Rui Palmeira.

“Saltamos para o futuro com o cinema de Maceió”. A afirmação foi do presidente da Fmac, Vinícius Palmeira. “É uma ação vitoriosa que mostra o vigor de algo construído dentro do ambiente do audiovisual de Maceió. Nesta edição, a Prefeitura fez a certificação dos vencedores do Edital do Audiovisual com a transferência dos recursos para a conta dos realizadores. Nesta quarta, 20 dos ganhadores acordaram com o valor dos prêmios nas contas jurídicas. Os demais receberão os recursos da Ancine. O Município confia no que faz, no grupo que tem, nos seus cineastras e nos realizadores, aposta nisso e salta para o futuro”, destacou.

O evento é uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual de Alagoas e produção de Saudáveis Subversivos, conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Para o pesquisador e coordenador da Mostra Sururu, Glauber Xavier, os dez anos da Mostra Sururu são muito representativos, pois significa que todos os anos Alagoas tem uma safra de filmes. “Se estudarmos a Mostra Sururu como testemunha dessa safra, vamos ver que a cada dia ela é maior e com mais qualidade. O recurso investido e distribuído dentro do audiovisual é o que movimenta uma cadeia produtiva enorme de prestadores de serviços. O positivo do apoio da Prefeitura é que antes dos recursos temos o diálogo e isso é impagável. Falamos e somos ouvidos e juntos podemos pensar numa política pública eficaz”, disse.

Com a exibição do videoclipe “Livre”, do grupo Os Comparsas e dos curtas-metragens “Nas Quebradas do Boi”, “O Que As Batingas Têm?”, “O Saldo da Guerra”, “Lugar Comum” e “Como Ficamos na Mesma Altura”, além de um debate com os realizadores das produções audiovisuais, a Mostra abriu os trabalhos.

Para Lucas Litrento, poeta e integrante do Mirante Cineclube, a Mostra Sururu representa uma série de realizações que a inciativa vem galgando ao longo do tempo. “A mostra também é muito interessante porque ela junta muitos parceiros num trabalho que só cresce. A Mostra Sururu é esperada por todos e já tem uma data marcada no calendário cultural da cidade. Há governos que não apoiam a cultura e querem destruir políticas públicas, então, quando a Prefeitura de Maceió nos ajuda, indo nessa contramão, realizando editais e apoiando mostras como a Sururu, é essencial”, disse Litrento, que também é estudante de jornalismo.

A partir desta quarta-feira (11), além da Mostra Oficial, sempre às 19h, haverá também o Ambiente de Mercado, com a discussão sobre o cenário do audiovisual regional e nacional, a partir das 14h.

“Para os próximos dias podemos esperar um panorama da produção cinematográfica alagoana. Até domingo, teremos a exibição de 29 filmes produzidos em Alagoas, o que demonstra a vitalidade do segmento do audiovisual e a força do cinema alagoano. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público. Até sábado acontece a mostra competitiva, sempre a partir das 19h, e no domingo será a premiação. Quem não quiser perder, deve chegar um pouco mais cedo para garantir seu lugar”, disse o produtor cultural da Fmac, Marcos Sampaio.

Mostra Itinerante

Neste ano, a Mostra Sururu desenvolveu 10 exibições itinerantes, levando cerca de 20 produções audiovisuais genuinamente alagoanas consagradas em edições anteriores para vários pontos da capital e de outros municípios do estado, como Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Penedo e Arapiraca.

Confira a programação completa da Mostra Sururu de Cinema Alagoano aqui.