Justiça

Alagoas: tribunais autorizam estudos para construção de usinas solares

A proposta é que exista uma troca entre a rede de distribuição e os tribunais

Por 7Segundos com assessoria 11/12/2019 14h02
Alagoas: tribunais autorizam estudos para construção de usinas solares
Presidente Tutmés Airan e integrantes da Eco Rede em reunião nesta quarta-feira. - Foto: Foto: Caio Loureiro.

Nesta quarta-feira (11), a Eco Rede da Justiça de Alagoas, aprovou em reunião no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a continuidade dos estudos para criação de usinas de energia solar para uso dos tribunais.

A proposta é que as usinas fotovoltaicas injetem energia na rede de distribuição, e em troca os tribunais recebam crédito para abater em suas contas de luz. Dessa forma, as usinas não precisam ser construídas próximas aos prédios dos tribunais. Elas ficariam em um único local, reduzindo custos de manutenção.

O projeto foi apresentado pelo engenheiro Rodrigo Evaristo, do TJAL, ele estima que o estudo estará pronto em quatro meses.

“O estudo técnico vai chegar a números reais de investimento, cotações, e no final dizer qual a melhor alternativa, se vai ser compartilhado ou não, qual a tecnologia que vai ser empregada,  para que realmente a gente traga um benefício para o Tribunal e para a sociedade”, explicou Rodrigo.

O presidente do TJAL, Tutmés Airan, aproveitou a oportunidade para enfatizar a preocupação com o meio ambiente. “Não há outra alternativa para a humanidade. Há uma consciência de que a natureza tem dado sinais de cansaço e é preciso preservá-la”, disse o presidente.