Cidadania

Instituições se unem para criação do Comitê Alagoano pela Prevenção de Homicídios de Crianças e Adolescentes

A iniciativa visa a reduzir as taxas de homicídios da categoria no estado

Por 7Segundos com assessoria 11/12/2019 16h04
 Instituições se unem para criação do Comitê Alagoano pela Prevenção de Homicídios de Crianças e Adolescentes
Criação do comitê - Foto: Agencia Alagoas

O Comitê Alagoano pela Prevenção de Homicídios de Crianças e Adolescentes é uma iniciativa do Governo do Estado de Alagoas, da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com participação da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA). A iniciativa tem como objetivo principal elaborar diagnósticos sobre homicídios de adolescentes no estado; identificar boas práticas de prevenção de homicídios, além de realizar o monitoramento permanente da situação no estado.

Entre 2007 e 2017, a taxa de homicídios de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos em Alagoas saltou de 53,5 para 66,6 por grupo de 100 mil habitantes (SIM/Datasus). Foram 4.918 assassinatos de meninas e meninos no estado neste período. Em 2017, de cada 100 homicídios em Alagoas, 23,7 foram de população entre 10 e 19 anos - maior do que a média brasileira, que já uma das mais altas do mundo, com 18 pessoas nessa faixa etária em cada 100 pessoas assassinadas.

O Comitê será anunciado nesta quinta-feira (12), no Centro Cultural e Exposições Ruth Cardoso, durante o evento Cidades e Gestores-Congresso e Expo, na ocasião as quatro instituições assinarão um protocolo de intenções para a criação oficial do Comitê que servirá como instrumento para o engajamento de outras instituições públicas, sociedade civil e movimentos sociais comprometidos em evitar que mais vidas sejam interrompidas antes mesmo de chegar na fase adulta.