Educação

Alunos que se destacaram em 2019 serão homenageados

Dezesseis alunos da rede municipal foram premiados em competições pedagógicas e esportivas a nível nacional e estadual

Por Secom Maceió 12/12/2019 17h05
Alunos que se destacaram em 2019 serão homenageados
Alunos das escolas públicas da Semed se destacam com premiações a nível nacional e estadual. - Foto: Ascom Semed

Maceió é ouro! Mas também é prata e bronze. Dezesseis alunos da rede municipal foram premiados em competições pedagógicas e esportivas a nível nacional e estadual. Os estudantes foram destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2019 (Obmep), Olimpíada de Língua Portuguesa 2019 (OLP), Programa Cidadania e Justiça na Escola, Projeto Ministério Público do Trabalho na Escola e também na modalidade paralímpica dos Jogos Estudantis de Alagoas. Os alunos serão homenageados pelo prefeito Rui Palmeira e pela secretária Ana Dayse na segunda-feira (16) às 9h no auditório do gabinete da prefeitura.

“Isso é resultado de investimentos”, comentou a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea. “Nós temos investido muito nas formações de professores, estrutura das unidades, alimentação saudável e gestão escolar”, acrescentou. A secretária enfatizou, ainda, a necessidade de acreditar na Educação, sabendo que os resultados são colhidos a longo prazo, como se pode ver hoje nos indicadores e premiações. “Há quantos anos não tínhamos alunos se destacando em português, em matemática, em arte e em outras atividades? Isso mostra que estamos no caminho certo”, comemorou.

Premiações em diferentes áreas de conhecimento

Na Obmep 2019, os estudantes Manoel Rodrigues, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, e Kayque Lopes, da Escola Municipal José Haroldo da Costa, conquistaram a medalha de bronze na categoria de nível 1. Alycia Gabriella, da Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento, e Kaue Lopes, da Escola Municipal José Haroldo da Costa, receberam a medalha de bronze pelo desempenho na categoria de nível 2. Nesta edição da Obmep, participaram também alunos de escolas particulares.

A Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas, é promovido pelo Ministério da Educação em parceria com o Itaú Social. Neste ano, a Olimpíada propôs para as produções o tema “O lugar onde vivo”. O objetivo foi aproximar os estudantes com a realidade local da comunidade, incentivando o ser cidadão dos pequenos escritores.

Na OLP, a Escola Municipal José Haroldo da Costa foi parabenizada pela premiação de dois alunos:  Matheus Walisson, com a medalha de prata na etapa nacional, e Wanna Gabriely, com a medalha de bronze.

O Programa Cidadania e Justiça na Escola é desenvolvido pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas, juntamente com a Semed. O intuito é aproximar o Poder Judiciário da comunidade, levando às escolas a reflexão das noções de cidadania e justiça. Wyllyane Silva, aluna da Escola Municipal Antídio Vieira, conquistou o 1º lugar no concurso de redação.

O Projeto Ministério Público do Trabalho na Escola, dentro do Eixo Educação, visa desenvolver ações para a erradicação do trabalho infantil, além da proteção ao trabalhador adolescente, assim garantindo o direito à educação. Na categoria poesia, José Mezaqui, da Escola Municipal Audival Amélio, conquistou o 1º lugar na etapa estadual e 5º na nacional.

Na categoria conto, Antonela Andrade, da Escola Municipal João Feitosa, foi 1º lugar na etapa estadual e 6º na nacional. Na categoria música, o grupo da Escola Municipal Pedro Suruagy, formado por Danilo Lira, Bruno Silva, Emile Freitas, José Eduardo Silva e Thamara Rodrigues, se consagrou em 1º lugar na etapa estadual e 2º na nacional.

Nos Jogos Estudantis de Alagoas, os alunos Matheus Diego, da Escola Municipal Jaime Miranda, e Ingrid Oliveira, da Escola Municipal João Feitosa, receberam medalha de ouro em modalidade paralímpica.