Trânsito

Rua das Árvores volta a ser interditada para remoção de árvores nesta quinta

Árvores foram plantadas há mais de 100 anos de forma irregular

Por 7Segundos 12/12/2019 09h09
Rua das Árvores volta a ser interditada para remoção de árvores nesta quinta
Prefeitura faz operação para supressão de árvores no Centro - Foto: Secom Maceió

O trânsito na Rua Augusta, mais conhecida como Rua das Árvores, no Centro de Maceió, voltou a ser interditado, na manhã desta quinta-feira (12), para o corte de mais duas árvores centenárias. Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão no local até a conclusão serviço para orientar os condutores que trafegarem pela região. 

 O trajeto de ônibus que passam pela rua também foi modificado. Para as linhas que vêm do Mercado e percorrem a Rua das Árvores, o percurso está sendo feito pela Avenida Francisco de Menezes, Rua Cincinato Pinto, Rua José Bonifácio e Avenida General Hermes, parando no ponto ao lado do Palácio do Governo.

Já para as linhas que vêm dos bairros do Trapiche e do Vergel em direção à Rua das Árvores, o percurso é pela Rua do Livramento, Praça Deodoro, Rua Barão de Penedo (a parada está sendo feita ao lado da Secretaria de Estado da Gestão Pública), Rua Oliveira e Silva, Rua 2 de Dezembro, Praça Dom Pedro II e a Rua do Sol (a parada está sendo realizada antes do Banco do Brasil e próximo à esquina da Rua das Árvores).

O incidente 

Segundo o engenheiro agrônomo Valdir Martiniano, um dos servidores da Superintendência Urbana de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), explicou as causas do incidente registrado na última segunda-feira (10).

Segundo ele, a árvore que caiu estava com infestação de fungos e bactérias gerada pelo lançamento clandestino de esgoto diretamente na raiz principal, que apodreceu e quebrou na base.

Há, ainda, problemas urbanos que ao longo do tempo que prejudicaram o estado sanitário e contribuíram para o tombamento.

“Estas árvores foram plantadas há mais de cem anos, período em que a paisagem urbana era outra e possivelmente não havia pavimentação da rua. Foram plantadas de forma irregular, pelo porte inadequado para vias públicas, justamente por se tratar de um período em que não se observava muito os critérios técnicos da arborização. O tombamento é decorrente de uma soma de fatores, no entanto, no caso da Rua das Árvores, o principal fator foi a presença de fungos e bactérias provenientes do esgoto. As raiz principal ficou oca e as secundárias não suportaram, ocasionando a queda do tronco após a base quebrar”, esclarece Martiniano.