Polícia

Mulher utilizava 20 identidades diferentes para fraudar Previdência

Após ação, 13 pessoas foram presas e uma segue foragida

Por 7Segundos 12/12/2019 12h12
Mulher utilizava 20 identidades diferentes para fraudar Previdência
Alvo da operação utilizava documentos falsos para fraudes na Previdência Social - Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Uma mulher, que foi alvo da Operação Marechal da Polícia Federal em Alagoas, utilizava 20 carteiras de identidade diferentes para criar contas na Caixa Econômica Federal e para realizar as provas de vida no INSS.

Ao todo, 13 pessoas foram presas e uma segue foragida. A operação foi deflagrada nas cidades de Maceió e de Marechal Deodoro, litoral sul de Alagoas.

O objetivo da ação foi desarticular uma quadrilha especializada em falsificação de documentos e suborno de servidores públicos para obtenção de “LOAS” idoso (amparo assistencial ao idoso) e da pensão por morte.

A organização desviou R$ 9 milhões do cofres públicos, mas, de acordo com a Polícia Federal, o número pode aumentar para até R$ 50 milhões, com a comprovação de mais fraudes.

Os presos responderão pelos crimes de estelionato, petrechos de falsificação, falsidade ideológica, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção passiva e corrupção ativa, todos do Código Penal, além do delito de Organização Criminosa, previsto na Lei nº 12.850/2013.