Geral

Marx diz que vai lutar por indenizações a todas às famílias durante visita ao Pinheiro

Comissão Externa da Câmara dos Deputados vai realizar audiência

Por Assessoria 13/12/2019 11h11
Marx diz que vai lutar por indenizações a todas às famílias durante visita ao Pinheiro
JHC, Marx Beltrão e Rodrigo Cunha visitam casas afetadas por afundamento no solo - Foto: Assessoria

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que apura o afundamento dos bairros da parte alta de Maceió realizou visita técnica à região nesta sexta-feira (13). Entre os integrantes da Comissão que participaram da atividade, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) disse ao 7Segundos que uma das metas dos trabalhos é garantir reparação aos moradores afetados pelas rachaduras nos bairros.

“Todos nós da Comissão estamos unidos com este objetivo, em torno desta luta. Estamos aqui hoje com o deputado JHC, o senador Rodrigo Cunha, o vereador Francisco Sales. Toda a bancada federal, sem exceção, está sintonizada com os anseios da comunidade do Pinheiro, do Bebedouro e do Mutange. Vamos lutar por indenizações a todas às famílias atingidas e vítimas da atividade mineradora da Braskem” afirmou o deputado.

Em Brasília, Marx Beltrão é o relator da Comissão Externa, que é presidida pelo deputado federal JHC (PSB). A Comissão realiza a tarde uma audiência pública na Igreja Batista do Pinheiro. Há um mês a Braskem anunciou que apresentou à Agência Nacional de Mineração (ANM) medidas para encerramento definitivo de atividades de extração de sal em Maceió (AL) com fechamento de poços, criação de uma área de resguardo e desocupação de imóveis.

Em 7 de novembro, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, Marx Beltrão cobrou diretamente dos representantes da empresa a tomada de medidas em busca da reparação dos prejuízos causados aos moradores dos bairros afetados. “O fato de a Braskem ser uma grande empregadora e contribuir com o pagamento de muitos impostos em Alagoas não exime esta empresa de suas responsabilidades”, afirmou Marx Beltrão durante a audiência.

“A Braskem afirma que o relatório da CPRM tem inconsistências, mas a explicação dada nesta audiência ficou bastante vaga. O que se apresentou na audiência desta comissão externa, infelizmente, chegou perto a um contorcionismo de argumentos, e nada ficou nada claro por parte da empresa”, apontou Marx Beltrão no evento em Brasília.