Geral

Alagoas: mais de 700 mulheres foram vítimas de violência sexual em 2019

A maioria dos casos foram registrados entre setembro e outubro deste ano.

Por 7Segundos com assessoria 13/12/2019 14h02
Alagoas: mais de 700 mulheres foram vítimas de violência sexual em 2019
Maternidade é referência para mulheres vítimas de violência sexual - Foto: Carla Cleto

Apesar da redução no número de casos de violência sexual contra mulher no estado, o crime ainda é recorrente e atinge uma a cada dez mulheres, principalmente durante a adolescência, correspondendo a quase 70% do total de casos registrados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesau).

No último ano, foi criada a Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), que auxilia e atende essas mulheres, com serviços e estudos para reverter o quadro. De acordo com os dados da Secretaria, a faixa etária mais atingida pelas agressões sexuais, é a de 12 a 17 anos, que corresponde a adolescência com mais de 300 casos registrados até dezembro deste ano, em seguida aparece a faixa etária de 7 a 11 anos, com cerca de 170 casos.

O momento do ano onde as agressões foram mais recorrentes, foi entre setembro e outubro,  durante esse período a rede, prestou atendimento a cerca de 150 vítimas de violência sexual. Os dados da Secretaria  revelam uma condição pré-existente de violação e hipersexualização da mulher durante o período de janeiro a dezembro deste ano, onde somente no primeiro semestre de 2019 foram registrados mais 360 casos de violência sexual contra mulher, em Alagoas.