Trânsito

Prefeitura emite mais de 1.600 credenciais de estacionamento em 2019

Para assegurar o direito às vagas prioritárias em estabelecimentos comerciais

Por Ascom SMTT 15/12/2019 10h10
Prefeitura emite mais de 1.600 credenciais de estacionamento em 2019
SMTT emite gratuitamente credenciais de estacionamento para vagas prioritárias - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), segue trabalhando para proporcionar mais inclusão, comodidade e cidadania aos maceioenses. Para assegurar o direito às vagas prioritárias em estabelecimentos comerciais da capital, o órgão emite gratuitamente credenciais de estacionamento para pessoas idosas ou que possuem algum tipo de deficiência. Durante o ano de 2019, foram confeccionados 1.666 documentos do tipo.

Em uma ação itinerante de emissão de credencial de estacionamento que a SMTT realizou no bairro do Fernão Velho, o aposentado José Costa aproveitou a oportunidade para garantir o seu documento, válido em todo o território nacional. “Acompanhei os serviços que estavam sendo realizados no bairro e aproveitei para fazer a minha credencial. Foi muito bom ter a oportunidade de emitir este documento perto de casa”, contou.

Recentemente, além dos idosos e pessoas com deficiência, a SMTT passou a emitir também as credenciais para autistas. Segundo o titular da pasta de Transportes e Trânsito de Maceió, Antônio Moura, a iniciativa leva mais cidadania à população. “É extremamente importante que as pessoas possam desfrutar de um direito que é garantido por lei. Nesse sentido, as equipes da Superintendência estão devidamente capacitadas e orientadas para receber esse público e atendê-los da melhor forma possível. É a Prefeitura de Maceió trabalhando para levar mais inclusão a todos os cidadãos maceioenses”, disse.

Documentos e locais de atendimento

Para garantir a credencial de estacionamento, o interessado deve comparecer a um dos postos da SMTT. Para os idosos, é necessário apresentar o RG, CPF e o comprovante de residência do município de Maceió. Já para os autistas ou pessoas com algum tipo de deficiência é necessário estar munido de toda a documentação já citada anteriormente e apresentar também um laudo médico autenticado por um especialista comprovando a patologia.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira no Posto de Cadastro da SMTT, localizado na Avenida Vereador Dário Marsíglia, no Tabuleiro do Martins, das 8h às 14h. Buscando estar mais próximo da população e descentralizar os serviços ofertados aos maceioenses, a SMTT também emite a credencial de estacionamento para vagas prioritárias na Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras, das 8h às 17h, também em dias úteis. Além disso, o serviço ainda é ofertado aos cidadãos nas ações itinerantes realizadas pelo órgão nos bairros de Maceió.