Saúde

SMS promove ações de saúde na Parada do Orgulho LGBT+

A equipe da Saúde montou um balcão da prevenção durante o evento.

Por Ascom SMS 16/12/2019 14h02
SMS promove ações de saúde na Parada do Orgulho LGBT+
Profissionais que participaram das ações preventivas. - Foto: Ascom SMS

Profissionais da Gerência do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveram, nesse domingo (15), ações preventivas de saúde na 17ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de Maceió, que percorreu as orlas da Ponta Verde e Pajuçara com manifestações artísticas e musicais.

A equipe da Saúde montou um balcão da prevenção durante o evento, o PIT Stop do Prazer, e distribuiu 7.200 preservativos masculinos, 200 femininos e 500 géis lubrificantes. Além disso, as pessoas que passavam pelo local também puderam contar com orientações sobre prevenção e diagnóstico do HIV e Aids com a psicóloga da Gerência de IST/Aids da SMS, Mariana Tavares.

As ações desenvolvidas pela SMS durante a Parada do Orgulho LGBT+ vêm sendo desenvolvidas também em outros espaços ao longo desse mês, por conta do Dezembro Vermelho, período onde são reforçadas as ações de prevenção e diagnóstico precoce do HIV e da Aids.

“Se faz necessário ampliar continuamente as ações de prevenção, principalmente, junto às populações-chave que são os homens que fazem sexo com outros homens, travestis, transexuais, profissionais do sexo, gays e usuários de álcool e outras drogas. Então, o papel e o esforço de toda a rede de diagnóstico do HIV tem sido relevante nesse sentido”, afirmou a gerente do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho.

A Campanha

As ações na capital tiveram início no dia 10 de novembro e segue com atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids até o dia 18 de dezembro e contam com o apoio de diversas instituições como Fórum ONG Aids, Sesc Alagoas, Cidadãs +, Rede de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Pastoral da Aids, Pró-Vida, Camisinha Influencer, Comitê LGBT do Estado de Alagoas e Central de Movimentos Populares.