Infraestrutura

Antiga Intendência: Prefeitura inicia obras de revitalização

O palacete já abrigou a estrutura administrativa de diversos órgãos públicos de Maceió

Por Ascom Sudes 17/12/2019 17h05
Antiga Intendência: Prefeitura inicia obras de revitalização
Revitalização vai recuperar a estrutura do antigo prédio da Intendência - Foto: Ascom Sudes

O histórico prédio da antiga Intendência Municipal, no Centro de Maceió, está em obras para a recuperação da infraestrutura degradada por vândalos. A revitalização foi iniciada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), com base no projeto elaborado pela Coordenação Geral de Patrimônio Histórico, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). A obra tem previsão de execução de seis meses e considera todos os métodos necessários sobre preservação do patrimônio cultural.

Titular da Sudes, Gustavo Torres explica que a obra foi viabilizada por meio de processo licitatório conduzido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). “Sabemos da importância deste prédio, que tem valor histórico e cultural para a nossa cidade. Concluímos todos os trâmites burocráticos para a contratação da obra e agora seguiremos o projeto para recuperar a estrutura. Foi feito um levantamento técnico pela equipe da Sedet e a obra será realizada conforme os critérios para preservação do patrimônio. Em breve, a antiga Intendência estará pronta para uso público da Prefeitura”, afirmou o superintendente.

De acordo com o mapeamento de danos realizado pela Sedet, a ação dos vândalos acarretou em perdas e estragos no bem histórico. No entanto, será possível recuperá-lo. Construído em 1910, o prédio foi projetado pelo arquiteto italiano Luigi Lucarini para ser a sede do governo. Lucarini também foi o responsável pelos projetos do Palácio Museu Floriano Peixoto e do antigo prédio do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e, em Penedo, projetou o Mercado Público da Cidade e o Teatro Sete de Setembro.

O palacete já abrigou a estrutura administrativa de diversos órgãos públicos, como a Prefeitura de Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Após a revitalização, o prédio deve receber a estrutura da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).