Polícia

PF homenageia enfermeira na operação Florence “Dama da Lâmpada”

Ação prendeu 16 pessoas, dentre elas, a filha e genro do vice-governador

Por Redação, com assessoria 17/12/2019 10h10
PF homenageia enfermeira na operação Florence “Dama da Lâmpada”
PF deflagra operação para combater corrupção na compra de órteses e próteses em Alagoas - Foto: Assessoria

A Polícia Federal (PF) informou, nesta terça-feira (17), que a Operação Florence “Dama da Lâmpada” foi assim denominada para homenagear a enfermeira Florence Nightingale, britânica reconhecida por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra durante a Guerra da Crimeia. A enfermeira ficou conhecida na história pelo codinome de “Dama da Lâmpada”, pelo fato de servir de instrumento para auxiliar na iluminação dos feridos durante as noites de trabalho.

Florence Nightingale escolheu os plantões noturnos, porque sabia que o escuro da noite amedrontava os enfermos. Escolheu está presente na dor dos pacientes, porque esteve muito perto do sofrimento. Escolheu servir ao próximo, porque sabia que todos precisariam de ajuda. Escolheu o branco, porque quis transmitir paz aos necessitados. Escolheu estudar métodos de trabalho, porque os livros eram, e continuam sendo, fonte do saber. Escolheu ser enfermeira, porque amou e respeitou à vida.

A Polícia Federal, inspirada na postura ética e humana da própria enfermeira “Dama da Lâmpada”, buscou iluminar os caminhos da sociedade alagoana, para torná-la livre de corrupções e atos de má índole a partir da Operação “Dama da Lâmpada”, bem como buscou adotar a postura de proteção e de cuidado com os pacientes necessitados de saúde no Estado de Alagoas.