Política

Witzel compara Bolsonaro ao "maluco lá da Venezuela"

Sobre a retórica de Bolsonaro, Witzel disse que ela se compara a discursos de líderes autoritários

Por Terra 17/12/2019 14h02
Witzel compara Bolsonaro ao 'maluco lá da Venezuela'
Witzel e Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

O governador do Rio, Wilson Witzel, criticou o presidente Jair Bolsonaro e os rumos do governo federal em diferentes áreas, incluindo o neoliberalismo representado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Sobre a retórica de Bolsonaro, Witzel disse que ela se compara a discursos de líderes autoritários.

"Típico de (Alberto) Fujimori, (Recep Tayyip) Erdogan, o outro maluco lá da Venezuela...(Hugo) Chávez." O governador citou o livro 'Como as Democracias Morrem para embasar sua crítica'. "É um vocabulário (o de Bolsonaro) de quem não respeita a diversidade de opiniões."

Durante um café da manhã com a imprensa, convocado para apresentar um balanço do primeiro ano de gestão à frente do Palácio Guanabara, Witzel adotou uma linha que configura sua faceta mais moderada desde que assumiu o mandato. Destacou, por exemplo, a importância de se pensar no social - e, tendo isso como gancho, criticou as propostas de Paulo Guedes, entre elas o pacto federativo, que estariam levando o País a uma "direção equivocada".

Ao analisar a conjuntura da América do Sul, principalmente a convulsão social chilena, disse ainda que a política econômica de Guedes não pode pensar apenas na contenção de despesas, deixando de lado políticas de bem-estar.

Apesar de tecer uma série de análises sobre o País, com bandeiras cada vez mais ao centro, Witzel não confirmou sua candidatura presidencial em 2022. "Sou candidato a governar bem o Rio de Janeiro", divagou. Como justificativa para falar tanto sobre o Brasil, lembrou que é presidente de honra do seu partido, o PSC, e que por isso é uma liderança nacional.

O governador comentou, inclusive, que há uma proposta de fusão entre o PSC e o PSL antigo partido de Bolsonaro. "Estamos analisando, vamos conversar. Temos que avaliar. O PSC tem uma tradição de longa data.