Brasil

Cachorro é atacado por sucuri e homens abrem a boca da cobra para o salvar

Os três abriram a boca da cobra para impedir Negão, como é chamado o cão, de ser engolido.

Por Uol Notícias 17/12/2019 15h03
Cachorro é atacado por sucuri e homens abrem a boca da cobra para o salvar
"Negão", sendo resgatado - Foto: Reprodução

Um cachorrinho foi abocanhado por uma sucuri em Jaborandi, em São Paulo, mas foi salvo por seu dono e outros dois homens que lutaram contra a cobra. Os três abriram a boca da cobra para impedir Negão, como é chamado o cão, de ser engolido.

Em entrevista ao EPTV, da Rede Globo, o médico veterinário Paulo Sérgio Marqueti contou que não pensou duas vezes antes de pular na água e tentar salvar seu animal de estimação. Junto com ele estavam o adestrador Adilson Tosi e do filho dele, Miguel Tosi, que ajudaram no resgate.

Os três faziam trilha de bicicleta em uma estrada rural acompanhados de dez cães quando notaram algo errado com Negão. Ele tinha parado para beber água e então começou a chorar. Segundo Marqueti, o cão foi surpreendido por uma sucuri que desceu de um barranco e deu o bote.

"Nós deixamos as bicicletas e eu pulei na água. Eu consegui encontrar os dois embaixo d'água e puxar eles para fora. Aí a gente foi conseguindo fazer com que ela desenrolasse dele e ela soltasse da boca. Ela pegou na pele do pescoço dele", disse o médico ao EPTV.

Os três homens conseguiram libertar Negão após 20 minutos de luta com a cobra. "Eu não consegui abrir a boca dela com a mão. Eu catei pedaços de pau, cana seca inclusive, fui fazendo o calço dos dois lados e depois coloquei no meio da boca dela. Foi onde ela soltou o animal", contou Adilson.

"A gente não pensa, porque tem muito amor no bichinho. Ele é o companheiro da gente, está sempre com a gente. O que vem na cabeça da gente nesse momento é salvar o animal", disse Marqueti.

Apesar da luta, Marqueti contou que em nenhum momento pensou em ferir a cobra. "Ela está no ambiente dela, nós que o invadimos. Com o desmatamento, os animais têm poucas áreas de refúgio. Ela precisa se alimentar e é nesses momentos que ela tenta. A gente achou que não era certo matá-la. Conseguimos soltar o Negão e liberar para que ela siga a vida dela tranquilamente".

Segundo ele, Negão saiu apenas com ferimentos leves no pescoço, mas passa bem.