Política

Marx Beltrão quer menos juros para que mototaxistas e motoboys comprem motos mais baratas

A medida deve ser analisa pelas comissões da Câmara e depois ir a plenário

Por Assessoria 17/12/2019 19h07
Marx Beltrão quer menos juros para que mototaxistas e motoboys comprem motos mais baratas
Deputado Federal Marx Beltrão - Foto: Reprodução/Internet

Os milhares de profissionais que trabalham com moto em Alagoas e no Brasil – seja como motofrete, motoboys ou mototaxistas – devem ficar atentos a um projeto de lei protocolado na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelo deputado federal Marx Beltrão (PSD). Pela proposta, a compra de motocicletas por estes profissionais será isenta de diversos impostos.

“Nada mais justo. Motos mais baratas seriam muito importantes para os profissionais que trabalham com elas. Quero que motoboys, mototaxistas e o pessoal do motofrete tenham condições de comprar sua moto com preços menores, com menos juros. E é isso que estou propondo”, afirmou Marx Beltrão.

O projeto, já protocolado na Câmara, isenta da cobrança do imposto sobre produtos industrializados (IPI) e do imposto sobre operações financeiras  (IOF)  a aquisição de motocicletas por mototaxistas ou por motoboys. A medida também reduz a zero as alíquotas das contribuições para o PIS/PASEP e para o financiamento da seguridade social (COFINS)  incidentes nessas operações compra.

“Entendemos que a solução proposta beneficia especialmente a parcela mais carente da população, que  frequentemente  sofre com o atendimento  insuficiente  pelo transporte coletivo,  encontrando  no serviço  de mototáxi uma alternativa acessível” afirma Beltrão no texto do projeto.

A medida deve ser analisa pelas comissões da Câmara e depois ir a plenário.