Educação

Professora da rede pública de Maceió concorre a prêmio nacional de projetos inspiradores de educação

Concurso está com votação online aberta a partir desta semana

Por Assessoria 17/12/2019 20h08
Professora da rede pública de Maceió concorre a prêmio nacional de projetos inspiradores de educação
Professora da rede pública de Maceió concorre a prêmio nacional de projetos inspiradores de educação - Foto: Reprodução

O concurso de educação Mind Lab Inspira divulgou, na segunda-feira (16), qual projeto da rede municipal de ensino de Maceió foi selecionado entre os 9 melhores de todo Brasil e passará por votação popular. O prêmio reconhece as melhores práticas da educação com o uso da metodologia MenteInovadora, que desenvolve habilidades socioemocionais e cognitivas de alunos em 522 escolas públicas do Brasil. Para ajudar a iniciativa de Maceió a vencer, basta clicar aqui e votar .

O projeto selecionado é da professora Jaciana Costa, que leciona na Escola Municipal Selma Bandeira. A educadora utilizou o jogo Formas e Cores para preparar alunos de Ensino Fundamental para um torneio nacional de raciocínio avançado. Para que os alunos tivessem mais chances de chegar à final do torneio, Jaciana aplicou o "método da escada", que incentiva o estudante a focar em um desafio de cada vez, até que o objetivo final seja conquistado.

"Tivemos a experiência de levar nossos alunos para a etapa final do torneio, em São Paulo. Esse foi um momento de aprendizado e superação de expectativas, não só para a escola, mas também para os pais, que perceberam até onde seus filhos podem chegar", explica Jaciana.
 

Votação popular

Outros 8 projetos desenvolvidos por professores de rede pública de cidades do Sul, Sudeste e Nordeste do país também foram selecionados para a etapa final do concurso e ficarão expostos na plataforma para votação popular online a partir de hoje. Os votos vão ser contabilizados até o dia 20 de fevereiro. O vídeo mais votado será consagrado campeão nacional e o autor do projeto ganhará uma viagem em família para o Beach Park, no Ceará.

A seleção do Mind Lab Inspira recebeu, no total, 60 vídeos de professores contando sobre projetos que aplicaram em sala de aula para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes da rede pública. Na primeira fase de avaliação técnica, foram considerados critérios como pertinência do trabalho e a possibilidade de aplicação da atividade por outros professores.

O principal objetivo do concurso é reconhecer as melhores práticas pedagógicas exploradas no Programa MenteInovadora, que desenvolve nos estudantes as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas com a intenção de que crianças e adolescentes consigam ter o controle emocional em momentos de dificuldade pessoal e profissional.

"Os jogos de raciocínio são ferramentas que permitem trabalhar diversas questões essenciais para o cotidiano dos alunos de forma criativa, lúdica e conectada à realidade. Temos o privilégio de compartilhar histórias inspiradoras de utilização dessa metodologia para expandir o conhecimento das crianças e jovens", afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab. No Brasil, há 5.000 professores capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados.