NATAL

Cortejo cultural encerra programação do Natal dos Folguedos na capital

O segundo cortejo será realizado neste domingo (22), a partir das 17h, na orla marítima.

POR: Ascom Fmac
Natal dos Folguedos
Ascom FMAC

Após o sucesso do cortejo que deu início à terceira edição do Natal dos Folguedos, no dia 24 de novembro, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), prepara um novo desfile de grupos culturais para encerrar a programação das festividades de fim de ano da capital. O segundo cortejo será realizado neste domingo (22), a partir das 17h, na orla marítima.

Nesta segunda edição, o cortejo será iniciado na Praça Multieventos e sairá em direção ao antigo Alagoinhas.  Às 17, na Praça Multieventos, Irina Costa, Mácleim, Chau do Pife, o Coral do Instituto Federal de Alagoas (Coreftal) e o Baque Alagoano irão apresentar a música Senhora dos Prazeres, que será interpretada, mais uma vez, pela atriz alagoana Waneska Pimentel.

Logo após, a padroeira de Maceió será saudada pela Cavalhada Centenária de Chã Preta, que irá iniciar o cortejo ao lado da banda de pífanos do Mestre Bia, antecedendo o carro alegórico que irá conduzir integrantes dos grupos de guerreiro São Pedro Alagoano, Vencedor Alagoano, Mensageiro de Padre Cícero e Campeão Vencedor de Anadia.

Depois da passagem da banda da Guarda Municipal de Maceió, desfilará a ala do coco de roda com a participação dos grupos Mandacaru, Miudinho, Los Coquitos, Estrela Alagoas, Ganga Zumba, Raízes Nordestinas, Xodó Nordestino, Reis do Cangaço, Paixão Nordestina, Xique-Xique, Catolé, Reviver, Pisa na Fulô, Sensashow, Flor de Mandacaru, Tentação, Barreiros de Alagoas, Embolada, Gira Flor e da Escola Luís Pedro IV.

O coletivo AfroCaeté acompanhará a ala dos cocos, antecedendo o carro alegórico do patrimônio vivo e a ala dos folguedos, que contará com a participação da banda de pífanos Flor do Nordeste, baianas Mensageiras de Santa Luzia, baianas Ganga Zumba, baianas do Pontal, Baianas Flor do Bairro, baianas Voltam  a Sorrir, Taieiras Alagoanas, Cirandeiras Alagoanas e Mané do Rosário.

Na sequência, o cortejo contará com a participação da banda fanfarra do Benedito Bentes e da ala junina, que mostrará o brilho das quadrilhas Santa Fé, Brilho Lunar, A Fazendinha, Balancear, Sanfona do Rei, Falamansa, Flor de Chita, Dona Dadá, Luar do Sertão, Santa Fé, Raiar do Sol, Roda de Fogo, Amor da Juventude, Rosa dos Ventos Alagoana e Xodó e Chamego.

Após a passagem do grupo Afro Dendê, desfilará o carro alegórico Nau Catarineta, que irá conduzir o Fandango do Pontal e a Chegança Silva Jardim, de Coqueiro Seco, e anteceder o carro alegórico do pastoril, que terá a participação dos grupos Coração de Jesus, Estrela de Belém, Estrela Dourada, Mensageiros de Fátima, Nossa Senhora Mãe dos Homens e Recordar é Viver.

A penúltima ala do cortejo é a da cultura afro-brasileira, que contará com os grupos de afoxé Odo Iyá e Ofá Omin, com o samba de roda K’Posú Betá e com os maracatus Baque Alagoano e Raízes da Tradição.

A ala dos bois encerrará o desfile com a participação dos grupos Lacrau, Tigre, Cobra Negra, Vingador, Águia, Águia de Ouro, Diamante, Pérola, Força Bruta,  Treme Terra, Fênix, Águia Dourada, Bumbá Alagoano, Axé, Dragãozinho, Guerreiros da Vila, Kimera, Trovão e Cão de Raça.

A novidade desta segunda edição do cortejo é a participação do professor de dança Mineirinho de Maceió, que conduzirá o público aos movimentos espontâneos e divertidos da dança solta. A segundo cortejo do Natal dos Folguedos irá incorporar aos desfile 95 grupos ligados à cultura popular alagoana.

capital cortejo cultural Folguedos Maceió Natal

Veja Também

Comentários