Cultura

Desfile de Folguedos leva animação à orla neste domingo (22)

O desfile conta com a participação de mais de 3 mil grupos da cultura popular

Por Ascom Semtel 20/12/2019 15h03
Desfile de Folguedos leva animação à orla neste domingo (22)
Mais de 3 mil brincantes levam cultura e cor para orla de Maceió - Foto: Ascom Semtel

Um grande desfile cultural promete marcar o encerramento da 3ª edição do Natal dos Folguedos, neste domingo (22), na orla de Maceió. Com a participação de mais de 3 mil grupos da cultura popular, o cortejo tem início na Praça Multieventos, na Pajuçara, às 17h, e segue pela orla em direção ao antigo Alagoinhas, na Ponta Verde. O desfile, que também ocorreu na abertura do evento, no dia 24 de novembro, e emocionou milhares de turistas e maceioenses, percorre a orla marítima com uma mistura de cores, sons, e vários ritmos da cultura popular da capital.

A programação do último dia da festa natalina que chamou a atenção da mídia nacional e internacional tem início na Praça Multieventos, com uma homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió. Participam da celebração os músicos Irina Costa, Mácleim e Chau do Pife, além do Coral do Instituto Federal de Alagoas (Coreftal) e do Baque Alagoano, que cantarão juntos a música “Senhora dos Prazeres”. Após a apresentação, a padroeira será reverenciada pela Cavalhada Centenária de Chã Preta, que inicia o cortejo ao som da banda de pífano e vários carros alegóricos com folguedos alagoanos.

Após o desfile, a programação do Natal dos Folguedos segue na Praça Multieventos, até às 22h, com apresentações de Coco de Roda Embracanto, Beto Marcolino, Gil Neves e Fernanda Guimarães. Além disso, a feira gastronômica da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), o espaço para crianças, a Casa do Papai Noel, a Feira de artesanato do Sebrae Alagoas e da Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos de Alagoas, também integram a programação.

Para o gestor da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, o Natal dos Folguedos é um evento que vem se consolidando a cada ano e, além representar um grande potencial turístico para o Destino Maceió, também é uma oportunidade para maceioenses e turistas conhecerem a riqueza cultural e gastronômica da capital. 

“Conseguimos, mais uma vez, realizar uma grande festa. Neste ano, aumentamos a programação, ampliamos a feira gastronômica e de artesanato, além de multiplicar o número de apresentações musicais com artistas da terra. Junto com a decoração natalina da orla da cidade, que foi destaque na mídia nacional e internacional, o evento reforça o empenho da Prefeitura de Maceió em oferecer o melhor dos nossos atrativos para os turistas e maceioenses, em um produto completamente novo e originalmente alagoano. O grande desfile dos folguedos, atrelado à extensa programação de encerramento, é o diferencial do evento e promete fechar com chave de ouro a programação, que já é marca registrada do destino Maceió na alta temporada”, finalizou o secretário.

A 3ª edição do Natal dos Folguedos, que é uma opção gratuita de lazer para maceioenses e turistas, é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Sebrae/AL e Coca Cola.