Cultura

Iluminação de natal em Maceió: selfies de madrugada e destaque internacional

Natal dos Folguedos fez sucesso na internet e com imprensa especializada

Por 7Segundos 21/12/2019 06h06
Iluminação de natal em Maceió: selfies de madrugada e destaque internacional
Um dos pontos mais “instragramaveis” é o túnel de natalino - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Praias, festas de réveillon, piscinas naturais e mais. Maceió é vendida como a cidade do verão, o caribe brasileiro e, recentemente, foi eleita a mais bonita cidade natalina do Brasil.

O destaque veio pelo portal de turismo argentino Intriper, um dos grandes divulgadores de destinos turísticos. A reportagem trouxe imagens da decoração natalina na Orla de Maceió, com destaque para iluminação que tem atraído inúmeros turistas e maceioenses.

Além da imprensa especializada, as luzes natalinas foram destaque no Twitter e Instagram. Os próprios moradores enfrentam filas gigantes para estacionar o veículo, conseguir descer e fazer a foto perfeita.

Por causa da quantidade de veículos circulando, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) precisou reforçar monitoramento nas vias da região para proporcionar maior fluidez

Um dos pontos mais “instragramaveis” é o túnel de natalino. É só colocar a localização “Orla da Ponta Verde” no Instagram que aparecem diversas fotos no local, algumas mais irreverentes que outras e até ensaios fotográficos.

E com a chegada do fim de tarde, os turistas já começam a lotar os bairros Pajuçara e Ponta Verde e fica difícil tirar uma foto sozinho. Com isso, tem gente prefere visitar a decoração durante a madrugada. É o caso da empresária e atriz Bárbara Baptista.

Ela e a fotógrafa Gabriela Fuschini fizeram um ensaio fotográfico por volta das 2h da manhã no túnel natalino.

“Queria fazer fotos pra experimentar a luz. Comentei com uma amiga fotógrafa e juntamos o útil ao agradável. Eu queria fotos no túnel pra ver as possibilidades de brincar com a luz”, explicou.

Bárbara contou que, apesar ter ido de madrugada, encontrou com outras pessoas visitando a decoração.

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Jair Galvão, atribui o sucesso a identidade do natal da capital alagoana, o Natal dos Folguedos.

“A mistura de experiência autentifica, somando aos encantos do tema natalino, cria a atmosfera perfeita. O Natal dos Folguedos só existe aqui porque o Guerreiro, Pastoril e Bumba meu Boi são nossos. Os folguedos são autênticas histórias natalinas de Alagoas”, disse.

Jair Galvão explicou que o período natalino foi adotado como estratégia de antecipação da temporada turística.

“Em Gramado (RS), a temporada começa em outubro e vai até dezembro e janeiro. A nossa estratégia foi criar um novo produto turístico, diferente do Natal Luz. Na terceira edição, o Natal dos Folguedos já saiu no programa da Ana Maria Braga e no Jornal Hora 1. Alguns operadoras já vendem pacotes com o tema e Maceió foi eleita como a cidade mais bela do período natalino por alguns blogs”, contou.

Natal dos Folguedos

Foram instalados 7.300 metros de pisca-pisca, dois mil metros de mangueiras decorativas, 950 projetores de LED, uma árvore de 20 metros e duas de 10 metros, dois portais, 258 ornamentos de postes e inúmeros ornamentos de chão espalhados na cidade.

Além dos principais pontos turísticos de Maceió, os bairros da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, também há decoração no Jacintinho, Jaraguá, Benedito Bentes e outros pontos.

A Praça Multieventos também tem abrigado atrações como a projeção mapeada, com vídeos com diversas cenas em animação da cultura alagoana; apresentações de Coco de Roda, Pastoril, Bumba meu Boi e o Cortejo de Natal dos Folguedos.